17/01/2016 17h03 - Updated 17/01/2016 17h06

Five foods you think are healthy, but they are not

Conferir os ingredientes e ler o rótulo dos alimentos vai garantir que você acerte na hora de escolher.
Photo: reproduction
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An increasing number of people who care about quality of life, welfare, health and fitness. On the issue of food, há uma grande variedade de alimentos que muitas pessoas acreditam que são saudáveis e aliados da dieta, mas será que são mesmo?

A verdade é que muitos desses alimentos aparentemente inocentes e cheios de benefícios para a saúde podem possuir quantidades significativas de açucares, gorduras e sódio, que ao contrário de “mocinhos”, são considerados “vilões” e sabotam a dieta.

Para te ajudar na hora da escolha, segue uma lista dos alimentos mais utilizados em dietas e que são considerados saudáveis, porém NÃO SÃO:

1- Barrinha de cereal: Fácil de levar na bolsa, rica em fibra e proporciona saciedade, por isso é considerada por muitos uma boa opção de lanche. Attention! Muitas barrinhas de cereais comercializadas contêm açucares em excesso, sódio, fats, conservantes e aromatizantes. Na hora de comprar, leia o rótulo e fique de olho no valor nutricional do produto que pretende comprar.

2- Pão Integral: Ao ler na embalagem que esse alimento possui grãos integrais já consideramos esse alimento saudável. However, alguns pães são produzidos com farinha e açúcar refinado e ainda contém baixo valor de fibras. Uma boa dica pra acertar na hora da compra é atentar para a tabelinha com valor nutricional. A lista de ingredientes é em ordem decrescente, o primeiro ingrediente tem maior quantidade e o último a menor. Therefore, a farinha integral deve ser o primeiro ingrediente da lista.

3- Peito de Peru: É muito utilizado como uma alternativa ao presunto e considerado aliado por ser fonte de proteína com baixo teor de gordura, porém possui muito sódio. E não para por aí! É um alimento embutido, industrializado e para conservar esse alimento as indústrias utilizam nitritos e nitratos que, segundo alguns estudos, são substâncias cancerígenas. Limite-se ao consumo apenas uma vez na semana e prefira sempre a versão sem capa de gordura.

4- Cereal Matinal Integral: É uma boa opção como fonte de energia já que é feito de grão de milho, porém é só! Basta reparar no açúcar que sobra no finalzinho do pacote pra ver que esse alimento não é tão saudável assim. Prefira sempre os cereais na versão sem açúcar e adicione frutas, desta forma você vai tornar a refeição mais nutritiva e sabor do cereal mais docinho e gostoso.

5- Alimentos Light e Diet: Esses alimentos são destinados a obesos ou diabéticos e por ser uma versão menos calórica e com menos gorduras, as pessoas acham que podem usar e abusar desses produtos. Watch out! Para preservar o sabor, os fabricantes adicionam sódio, além de serem industrializados e cheios de conservantes. Leia o rótulo e na hora de consumir, compare e faça as contas para não exagerar e consumir mais calorias que na versão clássica.

Os alimentos podem estar a favor ou contra sua saúde, não se deixe enganar! Conferir os ingredientes e ler o rótulo dos alimentos vai garantir que você acerte na hora de escolher os alimentos mais saudáveis.

Vale a pena investir um tempinho a mais na hora da compra e ter consciência do produto que vai levar pra casa e comer. Remember if, você é o que você come!

Source: Bárbarah Samissa/Nutricionista

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