Governor announces for June delivery new linear accelerator, radiotherapy, the FCECON

Em visita ele destacou investimentos para ampliação da unidade.
31/01/2016 12h33 - Updated 1/02/2016 10h51
Photo: Valdo Lion / Secom

The governor José Melo announced for the day 30 June this year the start of the new linear accelerator operation, used in radiotherapy procedures, na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon). O anúncio foi feito durante visita, no last Saturday, à obra da casamata, onde o aparelho de ponta será instalado. Ele também destacou os investimentos para ampliação da unidade que é referência no tratamento de câncer no Estado.

Acompanhado do secretário de Saúde, Pedro Elias, e do diretor do hospital, Marco Antonio Ricci, o governador percorreu as instalações, que estão com as obras 90% concluídas e adiantou que um segundo acelerador linear será adquirido para o hospital, aumentando ainda mais a capacidade de atendimento da fundação. “O primeiro acelerador deve ser instalado até junho e o segundo já está em fase de licitação. Também estamos providenciando a compra de outros equipamentos para melhorar o serviço de radioterapia do Cecon”, said Jose Melo.

Daily, to FCecon held near 190 radiotherapy sessions, number represents about 30% the calls made in the hospital. Only in 2015, They were recorded 55,2 thousand radiotherapy procedures, an avarage of 4,6 thousand a month. De acordo com o chefe do setor de Radioterapia, Leandro Baldino, com o novo aparelho, a unidade de saúde terá a capacidade de anteder cem novos pacientes que precisem passar pelo tratamento.

O diretor do hospital, Marco Antonio Ricci, explicou que o novo acelerador linear, além de possibilitar o aumento no número de pessoas atendidas, também vai trazer aos pacientes maior qualidade no tratamento, já que provoca menos efeitos colaterais do que o equipamento utilizado atualmente. “O novo equipamento permite que a radiação seja concentrada apenas no ponto onde se encontra o tumor, preservando o tecido ao redor”, explicou o médico.

Obras de ampliação – O governador José Melo também destacou que já está em andamento o projeto de ampliação da Fundação Cecon. During a visit, ele explicou como pretende transformar o local, que atualmente é o único centro de referência em oncologia em todo o Norte do país, recebendo pacientes do interior do Amazonas e também dos Estados vizinhos, em um dos hospitais mais modernos do Brasil.

“Onde funciona hoje o estacionamento, que se tornará subterrâneo, nós vamos construir uma nova ala, que vai abrigar, entre outros setores, a administração do hospital, deixando o prédio principal apenas para os atendimentos médicos. Esse prédio também vai sofrer uma grande reforma e o Cecon vai se tornar um hospital modelo para todo o país, com os equipamentos mais modernos que existam no mercado”, said Jose Melo.

José Melo ressaltou que a ideia é firmar contrato com uma Organização Social (THE) para administrar o serviço oferecido pelo hospital, a exemplo do que já acontece no hospital da Zona Norte, Delphina Aziz, tornando a administração da unidade mais rápida e eficiente.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505