City Hall will train professionals to face the Zika virus

A capacitação acontecerá no período de 12 a 14 from January.
08/01/2016 08h51 - Updated 8/01/2016 08h51
Photo: Boa Vista Now

No period 12 a 14 from January, Manaus Prefecture, through the Municipal Health (Sems), irá promover a capacitação “Resposta, Surveillance and related Zika virus ", in the auditorium of Tropical Medicine Foundation, in the neighborhood Dom Pedro, West zone. O treinamento foi uma das pautas da reunião do Comitê de Enfrentamento da Microcefalia, integrado por técnicos, titulares das Secretarias Estadual de Saúde (Sesame), Pedro Elias, e Municipal (Sems), Homero de Miranda Neto Lion, e pelo presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino Albuquerque, held on Thursday (7), no auditório da Susam.

“Serão três dias de capacitação, com nove turmas de 120 professionals. In total 1.080 servers, between doctors, enfermeiros e equipes dos laboratórios, irão participar. Cada treinamento terá a duração de uma hora e será abordado o cenário epidemiológico, manejo clínico, combate ao mosquito e vigilância laboratorial”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, Angélica Tavares, lembrando que as inscrições serão feitas no site do órgão.

Foi discutida, also, a urgência em normatizar o atendimento aos recém-nascidos nas maternidades, public and private, In Manaus. O secretário municipal de saúde, Homero Miranda Lion, enfatizou a necessidade de fazer a medição do perímetro cefálico, for example, como preconiza o Ministério da Saúde. “A medição do perímetro cefálico é uma informação epidemiológica imprescindível. Precisamos garantir a precisão desse dado”, said Secretary, considerando o atual contexto de combate à microcefalia.

During the meeting, uma comissão foi formada para dar uma solução imediata a este problema. A ideia é estabelecer um fluxo padrão de atendimento, com a definição de responsabilidades. “Após esta primeira capacitação, uma outra será realizada com os profissionais que atuam no parto e pós parto, na Atenção Secundária”, informou a subsecretária municipal de gestão da saúde, Lubélia Sa Freire.

Ainda de acordo com a subsecretária, a Semsa irá receber a partir desta sexta-feira (8), reforço no combate ao Aedes aegypti. “Teremos mais 40 veículos na nossa frota para aumentar a resposta às denúncias que estão surgindo pelo ‘DisqueSaúde’, by telephone 0800 280 8 280 e do e-mail [email protected], reported.

Next week, day 12, a Prefeitura irá inaugurar o Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (CIOCS), in partnership with the Foundation for Health Surveillance (FVS), exclusivo para o combate ao Aedes aegypt. O espaço irá reunir atividades como o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), a central do ‘Disque-Saúde’.

Until the day 7 from January, Manaus contabilizava 89 casos suspeitos de Zika Vírus. Do total, dois foram confirmados, eight discarded and 79 remain in Research, and 13 pregnant women.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505