Retail surprising in November, but packs worst annual result since 2003

Alta no mês foi de 1,5% em relação a outubro; de janeiro a novembro, setor recuou 4% .
13/01/2016 15h10 - Updated 13/01/2016 15h12
Photo: Ricardo Matsukawa / SEE

As vendas no varejo brasileiro em novembro cresceram de forma inesperada em relação ao mês anterior, impulsionadas por antecipações das compras de Natal, but, no acumulado do ano, tiveram seu pior desempenho desde 2003. O recuo nesse intervalo foi de 4% over the same period 2014.

Em comparação com outubro, a alta foi de 1,5%, o melhor desempenho nessa base de comparação em um ano, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) this Wednesday. O resultado é o segundo positivo seguido e o melhor desde a alta de 1,7% vista em novembro de 2014, contrariando a expectativa de queda de 0,53% em pesquisa da agência Reuters.

But, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior, the decline was 7,8% nas vendas, oitava taxa negativa seguida nessa base de comparação e a mais forte desde março de 2003 (-11,4%). A expectativa era de recuo de 9%.

According to the IBGE, cinco das oito atividades pesquisadas no varejo restrito tiveram alta no volume de vendas em novembro em relação a outubro. Os destaques ficaram para os avanços de 6,9% na comercialização de móveis e eletrodomésticos e de 4,1% de outros artigos de uso pessoal e doméstico.

Os desempenhos desses segmentos em novembro indicam um movimento de antecipações de compra para o Natal, fato já observado em anos anteriores”, destacou o IBGE, in a statement. As vendas de hipermercados, supermarkets, food products, beverages and smoke – sector with the greatest weight in the retail structure -, in turn, They fell 1,5% in November.

Source: Veja.com


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