With works at an advanced stage, PROSAMIM the bayou SESC is inspected by Governor

A previsão é que a obra seja entregue no próximo mês.
18/02/2016 09h54 - Updated 18/02/2016 09h54
Photo: Press Release / Secom

The governor Jose Melo oversaw the work of the Social and Environmental Program of Igarapés Manaus (Prosamim) the bayou SESC, in Alvorada neighborhood, midwestern town, on Wednesday (17). Com previsão de entrega para o próximo mês, a obra está beneficiando mais de 400 pessoas da região com melhoria nas condições de infraestrutura, saneamento básico e na área de segurança pública. O investimento é da ordem de R$ 5,9 milhões com recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF).

As intervenções no Igarapé do Sesc estão em fase de finalização. O projeto contempla a requalificação urbanística da área, Recovery over 270 meters of stream, besides the implementation of sports and leisure spaces – as leafy square and outdoor gym. During the survey, o governador reuniu com moradores e determinou a construção de uma quadra poliesportiva dentro do projeto.

Para a obra no igarapé, 40 famílias foram indenizadas e tiveram as casas retiradas do leito do igarapé. Quem mora na região relata melhorias, mesmo antes da inauguração. O comerciante Moésio Moraes, 50 years, é uma das testemunhas das mudanças na comunidade. “Antigamente, quando cheguei aqui, era muito perigoso, tínhamos problemas com a ‘bandidagem’. O local também era feio e a obra veio nos beneficiar muito, já que a segurança melhorou, assim como a qualidade de vida. Todos que moram aqui e em volta estão sendo beneficiados”.

“Antes isso era uma área vermelha. A situação era caótica, viviam alagando as casas de madeira. Os tubos de esgoto iam todos para o igarapé e quando chovia transbordava. Como não tinha fluxo, alagava todas as casas. Agora não tem mais aquela podridão. Melhorou bastante”, relatou a técnica em enfermagem Josimeire Cristina, 37 years, residente no lugar há três anos.

Outras obras
Além do igarapé do Sesc, o Governo do Amazonas tem obras do Prosamim programadas e em fase de execução em outros oito igarapés em Manaus e um na cidade de Maués, being tendered. Only this year, more than R $ 400 million in construction is planned. No bairro do São Raimundo, o Prosamim está em andamento e terá, among other actions, a construção de sistema viário e de um conjunto residencial com 190 apartments.

"On here (no igarapé da Sesc) tinha uma situação de insegurança muito grande quando chovia. O igarapé transbordava e invadia as casas. Aqui ficava uma região de difícil acesso para a polícia. Era uma região onde o tráfico de drogas prevalecia e resolvemos isso, não só com esse igarapé, mas com o do São Sebastião e Bindá. Vamos atuar não só para tirar as pessoas dessa situação difícil em que vivem, mas também para tirar o tráfico de drogas e melhorar a beleza da cidade”, frisou o governador.

José Melo afirmou que as intervenções do Prosamim ganharão força este ano com a obtenção do empréstimo junto ao Banco do Brasil para o pagamento de indenizações das famílias da área de influência dos projetos. “As obras do igarapé do São Raimundo estão aí em ritmo muito forte. Os recursos estão em caixa e conseguimos com o empréstimo do Banco do Brasil recursos para a desapropriação desses igarapés todos. A obra vai ter um ritmo grande, de maneira que aos poucos, apesar da crise e de todas as dificuldades, a gente vai tocando”, said.

inaugurations
For this year, o governador anunciou que três etapas do Prosamim na bacia do São Raimundo serão inauguradas, incluindo o conjunto habitacional. “Estamos atuando também no igarapé do Educandos e, até o final do próximo ano, faremos um encaixe e aí vamos sair do Distrito até o centro da cidade, Modern in Manaus, por uma via expressa”, said.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505