Semsa alerta sobre disponibilidade de vagas para mamografia na rede

It is estimated that 30% das vagas disponíveis na rede não sejam utilizadas pela população por falta de demanda.
05/02/2016 14h45 - Updated 5/02/2016 14h48
Photo: disclosure

No Dia Nacional da Mamografia, comemorado nesta sexta-feira, 5 of February, the Municipal Health (Sems) reforça o alerta para a realização do exame de mamografia para a prevenção ao câncer de Mama. It is estimated that 30% das vagas disponíveis na rede não sejam utilizadas pela população por falta de demanda.

Para garantir o acesso ao serviço, a rede municipal de saúde disponibiliza exames de mamografia em quatro Unidades Móveis de Saúde da Mulher e em cinco unidades tradicionais, sendo elas Policlínica Alfredo Campos e Policlínica Dr. Antônio Comte Telles (both in the east); Unidade Básica de Saúde Sálvio Belota (North Zone), Policlínica Djalma Batista (West zone) e Policlínica Dr. Antônio Reis (Sul).

In 2015, somente nas quatro Unidades Móveis foram realizadas 15 mil mamografias, with the use of 70% da capacidade instalada para atendimento às mulheres. “Aproximadamente 30% das vagas para o exame não são utilizadas por falta de demanda. A procura abaixo da capacidade de oferta do serviço é uma tendência observada nas Unidades Móveis a cada ano. Lembrando que a mamografia é um exame que, se não houver indicação médica em contrário, não precisa ser feito todos os anos”, said the municipal secretary of Health, Homero de Miranda Neto Lion.

O chefe da Divisão Técnica do Programa Saúde Manaus Itinerante, Márcio Martins, informa que as quatro Unidades Móveis oferecem 160 vagas diariamente e o atendimento é feito por demanda espontânea, pela manhã a partir das 8h, e pela tarde a partir das 13h, de acordo com a ordem de chegada.

“Para o exame de mamografia nas Unidades Móveis, women to 49 years must present medical request, RG and CPF. Women aged from 50 years not need medical request, mas devem apresentar os documentos pessoais”, afirmou Márcio Martins.

Já nas cinco unidades tradicionais que oferecem o exame de mamografia, a oferta de vagas é feita pelo Sistema de Regulação (Sisreg). “Também não há filas de espera no Sisreg para a realização da mamografia nas UBSs e policlínicas. By the way, é um dos exames no Sistema Único de Saúde (THEIR) onde a oferta é maior do que a procura”, garantiu a chefe do Núcleo de Saúde da Mulher da Semsa, enfermeira Rita de Cássia Castro de Jesus.

A enfermeira lembrou ainda que o Ministério da Saúde publicou em outubro do ano passado portaria determinando a não ampliação do uso da mamografia para o rastreamento do câncer de mama em mulheres assintomáticas com risco habitual fora da faixa etária atualmente recomendada (50 a 69 years) no SUS. “Isso significa que o exame só deve ser recomendado para mulheres com menos de 49 anos caso haja algum tipo de indicação médica específica para cada caso”, explicou Rita de Cássia.

A programação das Unidades Móveis tem atualizações quinzenais de locais de atendimento, serviços disponibilizados e requisitos, e pode ser acessada no site semsa.manaus.am.gov.br.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use