16/03/2016 06h40 - Updated 16/03/2016 06h40

Humanitarian aid Civil Defense serves indigenous communities of municipalities in the Upper Rio Negro

A distribuição iniciou na terça-feira, 15.
Photo: advisory
Photo: advisory

Técnicos da Defesa Civil do Amazonas deram inicio na terça-feira (15), a distribuição de ajuda humanitária em São Gabriel da Cachoeira, às famílias de índios e não índios, afetadas pela estiagem no município, localizado na região Alto Rio Negro. A ação ocorre simultaneamente no município de Barcelos.

“Nós já comunicamos à Funai da nossa ação e estamos neste momento atendendo a todos que foram previamente cadastrados e que estão em área de desastre, incluindo índios e não índios, ressaltou o secretário executivo da Defesa Civil do Amazonas, Colonel Fernando Pires Junior.

Para São Gabriel da Cachoeira, that has 3.146 famílias afetadas, foram destinadas 20 toneladas cestas básicas, além de água potável, caixas d´àgua de 500 ml, mangueiras, hipoclorito de sódio, kits de medicamentos, mosquiteiros e redes. Para Barcelos foram mais 20 toneladas de alimentos e os demais itens de socorro.

Alguns indígenas que foram beneficiados estão em abrigos localizados na sede de São Gabriel e são das etnias Baniwa, Wanano, Tucano e Dessana.

A indígena Carolina, 43, da etnia Wanano do rio Alto Walpes, afirmou que devido à estiagem, os peixes ficaram escassos na região. “Com essa ajuda vou poder voltar para a minha comunidade, por que lá tá muito difícil conseguir alimento”, said.

Os próximos a serem atendidos pelo órgão serão 600 families, from 20 comunidades indígenas que vivem às margens do Alto Rio Negro.

Swing 2016

Situação de Emergência

1-Presidente Figueiredo- calha do Negro – status: atendido

2-Santa Isabel do Rio Negro- calha do alto rio Negro– status: em atendimento

3-São Gabriel da Cachoeira- calha do alto rio Negro– status: em atendimento

4- Barcelos- calha do alto rio Negro– status: em atendimento

Situação de Emergência/queimadas

1- Barcelos- calha do alto rio Negro- status: controlado

Total de Famílias Afetadas: 9.883

Total de Pessoas Afetadas: 49.413

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505