Governor inaugurates Master Chico Residential II and announces new projects in Manaus and inside

With the inauguration, 900 pessoas que moravam em áreas de risco foram beneficiadas.
29/03/2016 07h17 - Updated 29/03/2016 07h17
Photo: Valdo Lion / Secom

On Monday, 28 March, the governor of Amazonas, Jose Melo, inaugurou o Parque Residencial Mestre Chico II, the Square neighborhood 14, area south of Manaus, benefiting 900 pessoas que moravam em áreas de risco nos bairros do Educando e São Raimundo. "Since today, essas pessoas deixarão de viver em situação subumana e passarão a viver dignamente”, frisou Melo, que estava acompanhado do vice-governador, Henrique Oliveira, do prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto, e de secretários de Estado e deputados.

Melo ressaltou que, além do Parque Residencial Mestre Chico II, o Governo do Amazonas está investindo em mais obras em Manaus e no interior, tanto de habitação quanto de infraestrutura, para beneficiar ainda mais a população do Estado. “Esse é um dos muitos projetos que o Governo do Amazonas está executando. Além deste residencial, estamos trabalhando intensamente na Bacia do São Raimundo e em mais seis outros Prosamins, entre eles o da Sharp e o de São Sebastião, e também estamos trabalhando no Prosai-Maués”.

Na área de educação, Melo disse que o Governo do Amazonas está investindo R$ 287 milhões em obras, entre elas a do Núcleo de Ensino Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) do município de Ipixuna (a 1.367 quilômetros de distância de Manaus em linha reta), que será inaugurado esta semana. altogether, o núcleo beneficiará 100 alunos e contará com 4 classrooms, 1 computer lab, 1 laboratório padrão, 1 mini auditório, 1 library, 3 salas para administração, 1 cantina, 1 kitchen, 1 exemption, 1 praça interna, banheiros masculinos e femininos.

Melo explicou que, ainda em Ipixuna, na área de infraestrutura, o Governo do Amazonas irá inaugurar, next Wednesday, day 30, as obras do sistema viário. In Manaus, na área de infraestrutura, há vários investimentos. “Estamos com a primeira etapa da Avenida das Flores sendo concluída para ser inaugurada em aproximadamente 20 days. Também já concluímos o primeiro trecho do Parque Linear das Cacimbas e a primeira etapa da ligação viária Presidente Dutra, ambos no bairro São Raimundo, West zone, que serão inaugurados em breve. Therefore, Deus está nos ajudando a trabalhar e a gerar emprego”, highlighted.

O governador anunciou ainda que, em parceria com a Prefeitura de Manaus, o Governo do Amazonas irá realizar uma grande operação tapa-buraco na cidade e também, em parceria com a Suframa, para recapear as ruas do Distrito Industrial.

Mestre Chico II
O governador explicou que o Parque Residencial Mestre Chico II foi construído através dos investimentos do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) e que o empreendimento possui um total de 180 apartments. Melo disse que a obra contabilizou investimentos da ordem de R$ 27,5 millions, recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) and consideration of the State.

Esse é o nono conjunto habitacional do Prosamim entregue para a população de Manaus. O Residencial Mestre Chico II conta com infraestrutura de esgotamento sanitário, água encanada e um reservatório comunitário de 100 thousand liters, Street lighting, parking, área de lazer para crianças e academia ao ar livre. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM) é a responsável pela obra.

O residencial tem uma área urbanizada de 18.613,00 m2 e possui 16 blocks, sendo dois blocos de seis apartamentos e mais 14 blocks with 12 apartments, totalizing 180 housing units. Há ainda um bloco para o escritório de apoio social. No Igarapé Mestre Chico, a Quadra bairro do Parque Residencial Mestre Chico II fica entre as ruas Ramos Ferreira e Leonardo Malcher.

Sonho concretizado – Para os contemplados com os novos apartamentos, a chave em mãos é o símbolo de um sonho concretizado. A donut house, Júlia Peres, aguardou por duas décadas esse momento. A casa onde ela morava com os cinco filhos e sete netos, no bairro da Redenção, in the south, tem como quintal o Igarapé do 40. Chuvas fortes e a enchente anual eram ameaças constantes à segurança da família.

“É muita chuva, quando a enchente vem alaga, e a gente já estava até preocupado com a cheia que vem aí, em maio e junho. Já sofri esse constrangimento de ter minhas coisas em baixo da água. Mas se Deus quiser, agora vai melhorar. Estava esperando alguns anos para sair daqui. Fiquei muito alegre, muito feliz”, he said.

Urbanização
O Prosamim, que tem o financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) and Amazonas Government counterpart, atua nas Bacias Hidrográficas do Educandos e São Raimundo. O programa divide-se em Prosamim I, covering bayous Manaus, Bittencourt and Mestre Chico. The PROSAMIM II of the contract continued to state compensation for intervention in the stream of Forty. The PROSAMIM III includes the neighborhoods Centro, Aparecida, Glory, São Raimundo and Presidente Vargas.

Entre as obras do Prosamim III, destaca-se a urbanização do primeiro trecho do Parque Linear das Cacimbas, que fica entre a Avenida Presidente Dutra e a Rua do Rosário, in São Raimundo neighborhood, Central-West. With an investment of R $ 6,2 milhões e extensão de 6.966,90 m², o parque é composto por quadra de areia, wooden pergola, playground, parking, table games, lighting, area for sports practice, hiking trail and landscaping. Besides that, at the request of Governor Jose Melo, as fachadas das residências que ficam em frente ao Parque receberam uma pintura para que a área ficasse mais bonita.

Mesmo antes da inauguração, o Parque das Cacimbas já está recebendo cuidados por parte dos moradores. Há dois meses, atividades socioeducativas estão sendo realizadas com o intuito de preservar o local. O morador Marcelo Simas, 39, um dos coordenadores do grupo de voluntários do Parque, disse que a intenção é estimular todos os moradores da área a cuidar e preservar a localidade.

“Queremos que o nosso parque seja modelo de zelo para que nossos filhos possam usufruir do melhor em suas vidas. Diariamente estamos fazendo esse trabalho de recreação, limpeza e atividades sociais com todos para que possamos ter um local sempre agradável”, said.

Para quem viveu a transformação do local, como a dona de casa, Solene Pereira, 45 years, as mudanças significam mais dignidade para a população. Solene mora há mais de dez anos na região e comemora a nova fase. “Antes era ruim porque quando alagava prejudicava muito a nossa vida. Hoje meu filho pode brincar e todos aqui morar com dignidade”, account.

Ligação Viária
Outra obra do Prosamim que será entregue pelo Governo do Estado é o primeiro trecho da ligação viária Presidente Dutra. A obra interliga a rua 5 de setembro com a Praça do Sul América até a rua Oswaldo Cruz, in São Raimundo neighborhood. With cost of R $ 11,1 millions, a primeira etapa (frente 1A e 1B) da Ligação Viária Presidente Dutra, executed between the streets Five September and Oswaldo Cruz, neighborhood São Raimundo, had earthmoving services, microdrenagem, Street lighting, containment and waterfront, paving, landscaping, town planning, com ciclovia, calçadão e sistema viário, para a intersecção das duas vias, que no total tem a extensão de 399,69 m neste primeiro trecho da obra.

O projeto da primeira etapa da Ligação Viária Presidente Dutra terá continuidade com as obras das frentes 2, 3 e 4, no trecho entre as ruas Oswaldo Cruz até a Avenida Presidente Dutra, que posteriormente interligará a nova via à Avenida Kako Caminha, neighborhood Presidente Vargas. Com esse projeto o Governo do Estado, além de disponibilizar mais uma alternativa de trafego de veículos, visa garantir para a população, que circula diariamente naquela área, melhorias na fluidez do trânsito, com maior segurança para os pedestres e acesso mais rápido ao centro da cidade.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505