16/03/2016 19h43 - Updated 16/03/2016 19h47

Not Senate, Vanessa defende Lula na Casa Civil

from the stands, senadora nega que posse de Lula seja golpe para se livrar das investigações.
Photo: Senate Agency
Photo: Senate Agency

Em discurso da tribuna do Senado, this Wednesday (16), Senator Vanessa Grazziotin (PCdoB), saiu em defesa do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva (PT), e negou que a posse de Lula no cargo de ministro Chefe da Casa Civil tenha sido um golpe para se livrar das investigações da Operação Lava Jato.

Em relação a fugir, o presidente Lula não precisa disso, não sou eu a julgar, nem para absolver nem tão pouco para condenar. Estamos em um momento em que estão condenando previamente o presidente Lula, e porquê? Porque ele diz que não é o dono de um triplex que ele diz não ser dono e não tem nada que prove que ele é o dono. Agora todo dia se fala em triplex, site, triplex, site, que parece que é verdade. Aliás tem a velha máxima de que uma mentira dita cem vezes vira verdade. Então vamos tomar cuidado. Ninguém pode ser absolvido antecipadamente, e muito menos condenado antecipadamentedisse a senadora durante o seu discurso.

A posse de Lula foi informada através de nota a imprensa na tarde desta quarta-feira, três dias depois que promotores do Paraná pediram a prisão preventiva do ex-presidente, e já foi publicada no Diário Oficial da União, em uma edição extra. A medida foi vista como uma manobra para livrar Lula das investigações.

Como ministro, Lula passa a dispor de foro privilegiado, e só poderá ser julgado pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Thereby, ele se livra do juiz federal Sérgio Moro, Federal do Paraná Justice, responsible for Operation Lava jet in the first instance, e as investigações sobre ele passarão a ser de responsabilidade do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, e o caso passará a ser do ministro do Supremo, Teori Zavascki.

Diante da manobra, Judge Sergio Moro, retirou o sigilo das investigações em torno de Lula, inclusive escutas que revelam uma conversa entre a presidente Dilma Rousseff (PT) e Lula combinando sua nomeação ao cargo de ministro.

See the video:

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505