21/03/2016 14h42 - Updated 21/03/2016 14h42

Sucesso na década de 90, “Periféricos Zine” volta a ser publicado em Manaus

O lançamento será no próximo dia 26, at 16h, No. The Artists Café Teatro, Center.
Photo: disclosure
Photo: disclosure

O projeto “Periféricos Zine”, sucesso na década de 90, volta a ser publicado a partir deste mês. Sob o comando de Erick Dammon, a publicação foi contemplada pelo Edital Prêmio Manaus de Cultura Hip Hop, of the Municipal Culture Foundation, Tourism and Events (Manauscult), e já tem três novas edições garantidas. O lançamento será no próximo dia 26, at 16h, No. The Artists Café Teatro, Center.

Os “fanzines”, ou simplesmente, “zines”, at first, eram publicações independentes, geralmente produzidas por fãs de determinados temas ou subculturas (como cinema alternativo, música punk e jornalismo independente), que não tinham espaço em veículos de comunicação oficiais. Produzidos à mão, com recortes e colagens, os zines eram geralmente xerocados ou mimeografados e distribuídos, inclusive enviados para outros lugares via correios.

Foi assim que Erick Dammon, por meio de sua estreita ligação com o skate, created, in the years 90, o “Periféricos Zine”, com o conteúdo voltado exclusivamente para o skate de rua. Eric, que é filho de fotógrafo, desde criança teve acesso ao mundo das imagens, o que o incentivou a criar o zine com material de qualidade.

“Quando criamos o zine, não existia Internet, não existia celular, quase ninguém tinha acesso ao computador. Esse era o meio mais rápido e eficaz de manter contato e expor o que estava acontecendo em Manaus. Eu já era fotógrafo e skatista. O skate veio primeiro. Por meio de vídeos, materiais que meus amigos traziam, tive contato com a cultura de rua, rap, graffiti nos Estados Unidos e Europa, que foram os primeiros contatos com esse universo”.

As fotografias do zine eram reveladas num laboratório manual. O zine era montado e xerocado para ser distribuído. Com o sucesso, Erick começou a receber apoio dos lojistas.

Com a popularização do computador e o acesso a internet, os zine perderam a força nos anos 2000. “Rodar na gráfica é muito mais caro hoje em dia. So, quando vi o edital da Manauscult, eu já tinha o material nas mãos, só era produzir”, contou o idealizador do zine.

no day 26, será lançada a 20ª edição do “Periféricos Zine”, em parceria com o designer Wanderson Alencar, parceiro de Erick desde a primeira edição. Seguindo uma temática mais ampla, o zine agora é 80% voltado para a cultura do Hip Hop, incluindo eventos, interviews, shows, batalhas de improvisos e rimas, among others. “É a continuação do projeto que começamos lá atrás. Dormimos fazendo o zine à mão e acordamos com um computador. Ele está muito bem feito, com textos revisados, páginas diagramadas e voltado para o movimento do Hip Hop. Queremos alcançar as pessoas que não conhecem ou entendem essa cultura”, destacou Erick, que afirmou que, além das três edições já garantidas, o zine deve continuar com novas publicações.

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505