12/04/2016 18h31 - Updated 12/04/2016 18h31

Confirmed: Manaus is the first case of microcephaly caused by Zika virus

O anúncio foi feito nesta terça-feira (12) pelo secretário municipal de Saúde, Homero Miranda Lion.
Photo: disclosure

Um bebê que nasceu no dia 10 of April, na Maternidade Ana Braga, com perímetro cefálico de 28 centimeters, é o primeiro caso confirmado de microcefalia transmitida por Zika Vírus em Manaus. The mother, from 18 years, adquiriu a doença em Boa Vista (Roraima), aos dois meses de gravidez e chegou à capital amazonense com cinco meses.

O anúncio foi feito nesta terça-feira, 12, pelo secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Neto Lion, que garantiu que a Secretaria Municipal de Saúde (Sems) dará todo o apoio e acompanhamento tanto para a mãe quanto para a criança nas unidades de saúde.

“Nossa equipe da Vigilância Epidemiológica está acompanhando o caso e dando a assistência necessária. A mãe já foi encaminhada para consultas pós-parto no nosso Serviço de Referência Obstétrica de Manaus, na Unidade Básica de Saúde Nilton Lins, com equipes multiprofissionais de psicólogos, assistentes sociais e médicos, que farão o acompanhamento durante o puerpério, that is, up until 45 days postpartum. after that, ela será atendida na unidade de Saúde mais próxima a sua casa”, ressaltou Homero.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (DVAE) da Semsa, Angélica Tavares, a mãe da criança relatou que está mudando de residência para a Comunidade Nova Vitória, in the New Town neighborhood, North Zone, e a criança passará a ser atendida pelos pediatras e equipe profissionais do Ambulatório de Seguimento do Bebê de Alto Risco indicado pela Semsa.

“Em geral, todo bebê que não saiu de alta hospitalar dentro de 24 or 48 horas e que ficou em tratamento por qualquer que seja o motivo, sempre é encaminhado ao Ambulatório de Seguimento e agora pela primeira vez vamos atender um caso de microcefalia causada pelo Zika Vírus. A criança terá todo o apoio e acompanhamento com consultas com o pediatra e exames necessários para este caso”, ressaltou Angélica Tavares.

Os ambulatórios realizam entre 6 e 18 queries per month, the nine units available – duas na zona Leste, as UBSs Amazonas Palhano e Geraldo Magela; três na zona Norte, UBSs Armando Mendes, Augean Gadelha and Sálvio Belota; duas na Oeste, UBSs Deodato de Miranda Leão e Leonor de Freitas; e duas na zona Sul, UBSs São Francisco e Lourenço Borghi.

Todas as quartas-feiras, a Semsa divulga o Boletim Epidemiológico com os casos notificados e suspeitos de Zika Vírus e microcefalia em Manaus. O do último dia 6 de abril apontou 2.327 casos notificados de infecção por zika, of which 334 confirmed, 967 and discarded 1.026 research. Em grávidas, o número de notificações foi de 420 cases, and 79 confirmed, 171 and discarded 170 still under investigation.

Já foram notificados 12 casos de microcefalia em Manaus, com apenas este caso com associação confirmada com o Zika vírus. Do total, dois casos já foram descartados e seis permanecem em investigação, três casos de microcefalia confirmados, porém não têm associação com o vírus.

O número de denúncias para o Disque Saúde foi de 4.087, until now, e a Semsa já executou as fiscalizações em 3.704 locais denunciados pela população como possíveis criadouros. As denúncias podem ser feitas pelo 0800 280 8 280 e pelo e-mail saude.semsa@pmm.am.gov.br.

A Vigilância Sanitária de Manaus (Visa Manaus) já realizou 621 inspeções em estabelecimentos comerciais e 87 deles já foram autuados por falta de manutenção e cuidados no combate ao Aedes.

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505