11/04/2016 14h26 - Updated 11/04/2016 14h26

Wilker Barreto faz apelo para que empresários do transporte público não façam reajuste na tarifa

Comissões da CMM irão analisar as planilhas de custo das empresas.
Photo: James Correa (CMM)
Photo: James Correa (CMM)

The Mayor of Manaus (CMM), Councilman Wilker Barreto (PHS), usou a tribuna da Casa Parlamentar, on the morning of Monday (11), para pedir que os empresários do transporte público se sensibilizem com a atual situação econômica dos manauaras, e segurem o reajuste previsto da tarifa no transporte coletivo. Wilker, still, designou que as comissões técnicas de Finanças, Serviço Público, Transporte e do Consumidor da CMM analisem as planilhas de custo das empresas.

Eu faço um apelo aos empresários que se sensibilizem com o momento que vive o País, com um alto grau de desemprego. O apelo que esta Casa faz aos empresários é que tenham pena do povo manauara”, said Barreto, ao acrescentar que a ingerência vem do Governo Federal que não controla a economia, que tem previsão para que a inflação deste ano seja superior a 10%.

Qual é o serviço público que aguenta manter o preço, com uma inflação galopante, dos insumos empurrando as planilhas? Today, há uma irresponsabilidade na condução da política econômica. A gasolina que nós pagamos é uma das mais caras do País, os derivados do petróleo subindo em preços descomunais. Estou aqui nessa Casa há oito anos, e me debrucei muito sobre as planilhas, e 50% do custo da planilha é folha, aí nós temos combustíveis, e os demais insumos”, shot.

O Chefe do Poder Legislativo também ressaltou que apoia a atitude da Prefeitura, ao tentar interferir, por meio da Justiça, no reajuste da tarifa. “Está acertada a atitude da Prefeitura, e o apelo que nós fazemos aos empresários é que diminuam, aguentem mais um pouco, o não reajuste. O prefeito vem de forma muito firme segurando o reajuste, é só pegar informações, e ver que as capitais do Brasil a fora todas reajustaram a tarifa. Não existe mágica na planilha, não existe planilha que suporte dois anos seguidos de inflação”, he argued.

Sobre a criação de uma comissão especial na Câmara para a análise das planilhas das empresas do transporte público em Manaus, solicitada pelo vereador Waldemir José (PT), Wilker Barreto afirmou não haver necessidade, uma vez que a Casa já possui comissões técnicas para tratar do assunto. “O gesto do vereador Waldemir José sobre a criação de uma comissão especial é um gesto político, uma vez que essa Casa têm 22 comissões temáticas. E, na posição de presidente da Casa, designo as comissões técnicas para estudarem as planilhas”, announced.

According to him, para discutir tecnicamente com as empresas é preciso ter argumentos e pesquisa. “Com todo o apoio dessa Casa, as comissões vão se debruçar sobre a planilha, começar um trabalho sobre o norte técnico, para que quando chamarmos aqui os empresários, a SMTU, possamos saber onde cutucar, onde apontar e vamos pedir informação para aqueles que têm a informação”, concluded.

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505