23/05/2016 11h44 - Updated 23/05/2016 11h44

Ipem-AM homologa medição padrão do Tucunaré para competições de pescas esportivas

A iniciativa busca potencializar a pesca esportiva e preservar a espécie do Tucunaré.
Photo: Valdo Lion / Secom
Photo: Valdo Lion / Secom

Com o objetivo de potencializar a pesca esportiva e preservar a espécie do Tucunaré no Amazonas, o Governo Estadual, through the Office of Weights and Measures Amazon (Ipem-AM), homologou a primeira régua nos padrões do Sistema Internacional de Medição (SI) para validar resultados de competições de pescas realizadas na região. O Estado é o primeiro a implantar esse tipo de instrumento, that have 1,10 metro de altura e 20 cm de largura, with technical regulations as established standards of the National Institute of Metrology, Quality and Technology (Inmetro).

The approval of that measure standard allows competitors or fishing elsewhere might validate the Amazon the size of your fish by length in centimeters, e ser reconhecido, internacionalmente. O material foi projetado pela Associação de Pescadores Esportivos de Manaus (Apem) que busca regulamentar a pesca esportiva para proteger o tucunaré-açu, o principal peixe de pesca esportiva no Brasil.

Conforme o presidente do Ipem-AM, Márcio André Brito, o Estado, que possui um potencial turístico nesse segmento, caminha para a profissionalização da pesca. “O Ipem foi procurado pela associação porque existia um problema no segmento que era o de validar os resultados, a partir dos tamanhos dos peixes nas competições. Thereby, criamos um padrão reconhecido e que atende todas as normas internacionais do sistema internacional de medição e os regulamentos do Inmetro. Como resultado desse trabalho vem a possibilidade do aumento das visitas de turistas para a prática de pesca esportiva em nossa cidade e região”, he explained.

Ranking
Com o projeto consolidado, a Apem vai promover um ranking válido para este ano, que vai iniciar em 20 de junho e encerrar no dia 1º de dezembro de 2016. O resultado vai premiar o pescador que pegou o maior tucunaré de 2016, durante a competição intitulada “Os melhores do ano da Pesca Esportiva”, que será realizada no dia 15 from December, this year.

“O nosso foco é fomentar a atividade de pesca esportiva na região com eventos esportivos e regulamentar a Cota Zero, que é um sistema protetivo que envolve duas das maiores espécies de tucunaré, o tennessee e o vazzoleri, which can reach 10 e 14 kg. Queremos preservar esses diamantes de pesca de nossa Amazônia”, destacou o presidente da Apem, Rogério Bessa.

information
A régua de medição não é comercializada em lojas. Os interessados no material precisam entrar em contato com a Apem. More information: (92) 98253-0500 ou pelo email: [email protected].

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505