06/05/2016 17h11 - Updated 6/05/2016 17h11

Por causa da crise, Dia das Mães será o mais econômico desde 2007, aponta FGV

In 2015, 39% dos consumidores pretendiam gastar menos que ano anterior.
Photo: reproduction

As mães devem esperar presentes mais simples e mais baratos dos filhos neste domingo (8), de acordo com a Sondagem do Consumidor, especial Dia das Mães, released today (6) the Getulio Vargas Foundation (FGV). O levantamento aponta que, por causa do pessimismo em relação à situação financeira das famílias, o consumo na data comemorativa este ano será o menor desde o início da série histórica, in 2007.

In 2015, 39% dos consumidores pretendiam gastar menos que ano anterior. A proporção subiu 13 pontos percentuais e este ano, 52% dos filhos pretendem investir menos no presente. Only 3% querem gastar mais que no ano passado, metade do percentual de 2015 e o menor índice desde 2007.

A cautela do consumidor em relação às compras é observada em todos os níveis de renda, de acordo com a pesquisa. As famílias com renda familiar até R$ 2,1 mil apresentaram os números mais conservadores: 64,5% dos consumidores nessa faixa pretendem gastar menos este ano com os presentes. In 2015, they were 46,7%.

O valor médio do presente para o Dia das Mães em 2016 will be R $ 56, o que representa uma queda real de 17,2% em relação ao valor médio de 2015, e 21,5% em relação à média dos três anos anteriores, segundo a FGV.

In 2016, a faixa de renda familiar de mais de R$9,6 mil mensais foi a que mais contribuiu para a redução do preço médio de presentes, com variação negativa de 29% about 2015, ao passar de R$87 para R$62,3.

Os itens de vestuário continuam a liderar a preferência dos consumidores para a ocasião. Entre os presentes mais citados, houve aumento expressivo da frequência de menções a flores e perfumes, what, together, represent 20,5% da preferência dos consumidores para presentear as mães este ano.

A produtora de eventos Luisa Lopes, 45 years, contribui há alguns anos para a queda no valor médio do presente de Dia das Mães. Since 2010, ela e a família combinaram de deixar os presentes comprados de lado e investem nos comes e bebes da reunião familiar. “Minha filha, who is with 13 years, me escreve um cartão todos os anos. Decidimos que não deveríamos contribuir para esse lado comercial do dia e aproveitar a data para reunir a família e passar um bom momentos juntos, com boa comida e um bom vinho”, said.

Source: Agency Brazil

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505