30/05/2016 06h25 - Updated 30/05/2016 06h25

Proposta inclui teste do Zika Vírus no exame de Pré-Natal

A proposta foi apresentada na CMM pelo vereador Everaldo Farias.
Photo: reproduction
Photo: reproduction

Membro da Comissão de Serviço Público (Comserp) Mayor of Manaus (CMM), Councilman Everaldo Farias (PV) protocolizou a Indicação 0393/2016 que prevê a inclusão do teste do vírus Zika na relação de exames obrigatórios a mulheres gestantes que são atendidas na rede pública de saúde na capital.

Diante da epidemia da doença no País, que é transmitida pelo mosquito aedes aegypti, a propositura tem o objetivo de aumentar as chances das mães obterem informações sobre suspeita de microcefalia nos bebês, causo pelo Zika Vírus.

“Na rede pública de saúde, as grávidas só fazem o exame de imagem no primeiro trimestre, quando ainda não é possível identificar se o bebê tem ou não a doença. Manaus já tem mais de dois mil casos notificados de infecção por zika e os casos de microcefalia já são doze, com um caso confirmado de associação com o zika. Temos que criar mecanismos para o controle desse surto e dar mais segurança às mães”, He defended the parliamentary.

In Manaus, quatro bairros são áreas de maior incidência do vírus. De acordo com levantamento epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (Sems). Dom Pedro e Alvora (Central West area), New city (North Zone) and Jorge Teixeira (East zone) são os bairros com mais casos registrados.

A Semsa confirmou o primeiro caso de microcefalia com transmissão por Vírus Zika na capital. Second paste, um bebê nascido no dia 10 de abril na Maternidade Ana Braga foi diagnosticado com microcefalia. A mãe, from 18 years, foi infectada pelo vírus em Boa Vista (RR) aos dois meses de gestação.

“A rede municipal de saúde tem reforçado o trabalho de prevenção das doenças com combate ao mosquito aedes aegypti e isso tem ajudado muito nossa população, principalmente as grávidas. However, se o teste for incluído no pré-natal em toda a rede de saúde, muitos casos poderão ser descobertos com antecedência possibilitando maiores cuidados às mães e seus respectivos bebês”, concluded Everaldo.

*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.

Latest news

Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505