Wilker positively evaluates Chamber's role in the Executive PLs approval dealing with data-based servers

O presidente da CMM disse ainda que o semestre terminará com a pauta zerada.
14/06/2016 07h07 - Updated 14/06/2016 07h09
Photo: Tiago Correa/CMM

The Mayor of Manaus (CMM), Councilman Wilker Barreto (PHS), atribuiu à maturidade do Poder Legislativo Municipal a aprovação, de maneira célere, dos projetos que tratam da data-base dos servidores municipais.

Wilker Barreto fez à análise, na sessão plenária na segunda-feira (13), quando foram aprovadas pela Câmara, in an emergency, os projetos do Executivo Municipal que reajustam, pela inflação, os salários dos servidores do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização no Trânsito (Manaustrans), in 9,83%; Municipal Superintendence of Urban Transportation (SMTU), also 9,83%; e da Procuradoria do Município, from 11% do INPC.

“Quero ressaltar o esforço, compromisso e responsabilidade do Poder, toda vez que vem para a Casa Legislativa projetos de interesse das categorias. Today, once again, como já aprovamos à data-base da Educação (9,28%) e saúde (9,9%), estamos aqui com o sindicato que representa o Manaustrans e SMTU, que sentou à mesa para discutir o aumento com base na inflação”, said Barreto.

The president stressed, still, que no momento pelo qual passa o País chega a ser utopia se pensar em aumento real. “Queria estar em ouro momento para estar falando de ganho real com os servidores”, assured.

Wilker Barreto assegurou que os projetos seguiram o rito de tramitação na Casa. “Os projetos chegaram ao Poder Legislativo na sexta-feira, liberamos em regime de urgência, passaram pela reunião das comissões e aprovamos em sessão extraordinária”, he said, ao lembrar que o Poder Legislativo Municipal dá exemplo, pois não existe horas-extras e auxilio paletó e com isso encaminha os projetos para o Executivo para pagamento do reajuste na folha já a partir de junho.

“A Casa é a mais transparente do Amazonas, oxalá do Brasil. Todos os atos são publicados na Internet”, completed President, agradecendo aos colegas de parlamento pelo esforço que todos estão fazendo para dar celeridade na aprovação das datas-bases dos servidores. Last week, os parlamentares aprovaram os reajustes para os trabalhadores da Educação e da Saúde, beneficiando mais de 27 thousand families.

Os reajustes de salários dos servidores do Manaustrans e SMTU aprovados pela Câmara, serão pagos em duas parcelas, the first, from 5% retroativos as datas-bases das respectivas categorias e o restante em janeiro de 2017.

Esforço para zerar a pauta
Wilker Barreto também garantiu, in his speech, que a Câmara caminha para o encerramento do primeiro semestre do último ano dessa legislatura e que vai prestar contas do trabalho da Mesa Diretora à frente da administração aos vereadores e à cidade de Manaus.

O presidente credita os ganhos conquistados ao Colegiado de Líderes, que teve posição decisiva nas principais tomadas de ordem. Wilker antecipou que ao longo de um ano e meio, que esteve à frente da Casa, não houve falta de quórum para nenhuma sessão. “Claro que não existe parlamento com 100%, até porque considero que quando o vereador está no gabinete, view, is working. O que preconiza o Regimento Interno é a manutenção do quórum. E vamos terminar o semestre com 100% do quórum mantido”, said.

Wilker Barreto também mantém sua decisão de encerrar o semestre com a pauta zerada, a exemplo do que ocorreu em 2015. In this sense, anunciou que na segunda-feira, coloca em votação a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

According to the President, a LDO está tramitando na Casa há mais de 30 dias e já contém mais de 110 amendments. Uma das emendas, como lembrou, é de sua autoria. “Enxergamos o Orçamento Impositivo e fizemos a emenda, para constar na LDO. Já falamos com o prefeito”, assured.

Barreto está pedindo aos vereadores para que fiquem atentos no sentido de não acumularem projetos para o próximo ano. “Estamos falando do último ano da legislatura. Therefore, vamos fazer todo o esforço nas comissões para zerar a pauta”, secured.

PHS
Wilker Barreto aproveitou, also, para repercutir a realização da plenária do PHS, realizada no plenário da CMM, on Thursday, day 9, attended 64 candidatos a vereador em Manaus e candidatos às Câmaras e prefeituras do interior. De acordo com Wilker Barreto, a plenária reafirmou seu apoio a à reeleição do prefeito Artur Virgílio Neto (PSDB).

“O que ficou claro é que o PHS não coliga com ninguém, marcha com o PSDB, na chapa majoritária para prefeito. Fechamos questão e ratificamos aquilo que o partido já vem fazendo com esse time valoroso, de nomes que já comprovaram nas urnas serem de grande potencial”, secured.

Or event, como ressaltou Barreto, contou com a participação do presidente nacional do partido, Eduardo Machado, e do secretário nacional do partido, Luiz França, além de Mário Barros, presidente estadual do PSDB e do prefeito de Silves, Franrossi Lira, among others.

Wilker falou também do “crescimento exponencial” do partido no Amazonas, que começou “pequenininho”, in 2013, e passou para cinco vereadores na capital e um no interior. “A meta do partido, que hoje conta com quatro mil filiados no Estado, é chegar a 14 mil filiações até 31 de julho”, said the president, que vai coordenar todo o processo de filiação no Estado.

According to Councilman, além da ampla projeção em Manaus, o partido cresceu no interior e em três anos saltou de 13 diretórios municipais para 45.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use