Parliamentary Women's Carreta calls to residents of the North Zone of Manaus

Residents of Residential Ozias Monteiro and Housing Complex Citizen IX had reported the need for access to several important tests.
22/02/2017 12h06 - Updated 22/02/2017 12h06
Photo: reproduction

Com os moradores do Residencial Ozias Monteiro e Conjunto Habitacional Cidadão IX (North Zone) precisando de serviços da unidade móvel de saúde “Carreta da Mulher”, a Vereadora Professora Therezinha Ruiz (THE) protocolou o referido pedido com requerimento à Secretaria da Câmara Municipal de Manaus, on Tuesday, 21.

Conforme a parlamentar, os moradores dos dois locais relataram a necessidade de ter acesso às consultas com médico clínico geral e pediatra, preventive examinations (Pap), collection services material for laboratory tests, immunization and pharmacy.

According to the parliamentary, o objetivo principal para agilizar essa pendência é, mainly, a prevenção ao câncer. "Near 70% dos casos de câncer de mama são diagnosticados na fase mais avançada, quando o tratamento já não é tão eficiente, com índice de cura baixo, necessidade de mastectomia (retirada da mama) e tratamentos caros para o Sistema de Saúde. For this reason, é preciso prevenir, ainda mais quando mulheres estão solicitando com tanta ênfase”, said.

A vereadora destacou ainda que, in the next days, vai intensificar ainda mais esses tipos de demanda, pois é uma forma de atender a sociedade e, at the same time, dar mais visibilidade aos cuidados preventivos de doenças como o câncer de mama. “É nossa obrigação. After all, ao fazer o diagnóstico numa fase inicial, podemos inverter o quadro, fazendo com que o tratamento seja muito mais barato e com índice alto de cura”, stated.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use