Parliament guarantees annual increase in salary of leprosy

The benefit of the value of the adjustment that complements the disability retirement, of mutilated or deformed people by leprosy was approved.
22/02/2017 15h18 - Updated 22/02/2017 15h18
Photo: disclosure

Foi aprovado nesta quarta-feira, 22, o reajuste do valor do benefício que complementa a aposentadoria por invalidez, de pessoas mutiladas ou deformadas pela hanseníase. The Bill No. 18/2017, é oriundo da Mensagem Governamental nº 04/2017 e atende Requerimento de autoria do deputado Adjuto Afonso (PDT), que todos os anos solicita do governo estadual o reajuste do benefício.

“More than 1.500 hansenianos, incluindo os municípios de Lábrea, Eirunepé e Manaus. A matéria chegou anteontem, e eu pedi em regime de urgência, que fosse colocado na pauta de hoje. Aprovamos e estou pedindo que seja encaminhado de imediato ao governo para sanção. Se for sancionada essa semana, eles vão receber ainda no mês de março o integral e a diferença de janeiro e fevereiro”, Sisse worker Afonso.

O parlamentar é autor dos requerimentos de solicitação desde o seu primeiro mandato, in 1998, e ressalta o compromisso dos governantes com a causa. “A sensibilidade de todos os governos para com essas pessoas tem sido fundamental, eles entendem, assim como eu, a necessidade dessas pessoas que ficaram mutiladas e não têm como trabalhar, essa reparação ou compensação é importante, pois serve para manutenção e compra de remédios deles”, says.

A pensão das pessoas afetadas pela hanseníase foi criada por meio do decreto nº 1.735, from 14 November 1985, com o objetivo de reparar danos e preconceitos sofridos pelos portadores, muitos deles forçados a internações e isolamentos de seus familiares. however, to her, garante apenas o pagamento de 50% do valor do salário mínimo. Com a indicação apresentada por Adjuto Afonso, fica equiparado ao salário mínimo nacional vigente.

R $ 880, o valor do salário mínimo passou para R$ 937, tendo reajuste de 6,47%, que passou a valer a partir de 1º de janeiro de 2017.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use