Seduc open selection process for English language teachers who wish to carry out exchange in the US

The exchange will take place through the International Leaders in Education Program program (ILEP). It should be noted the pre-requisites.
16/02/2017 11h50 - Updated 17/02/2017 11h17
Photo: reproduction

The Government of Amazonas, through the State Secretariat for Education and Teaching Quality (SEDUC), torna público o processo de seleção para o I International Leaders in Education Program (ILEP)/ Programa Líderes Internacionais em Educação, voltados para professores de Língua Inglesa das Escolas Públicas.

O ILEP é uma iniciativa do Departamento de Estado dos Estados Unidos, com parceria do Conselho Nacional de Secretários de Educação (consed) e SEDUC-AM, que oferece uma oportunidade para que professores de Ensino Médio participem de um curso de aperfeiçoamento com duração de cinco meses em uma universidade americana. O intercâmbio inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança e no uso de tecnologias em educação. O programa nos EUA está previsto para acontecer entre os meses de janeiro a maio de 2018.

São pré-requisitos para os participantes:

Ser Professor de Inglês do Ensino Médio na rede pública no Brasil;

Estar atualmente em sala de aula lecionando Inglês;

Ter no mínimo 5 anos de experiência comprovada em sala de aula;

Ter fluência oral e escrita em inglês;

Pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior;

Ser cidadão brasileiro.

benefits

A bolsa oferece: assistência para o visto de intercâmbio (J-1); passagens ida-volta no Brasil e EUA; custos/taxas para participação no programa; hospedagem em dormitório universitário; seguro-saúde; ajuda de custos para alimentação, compra de laptop, compra de livros e para excesso de bagagem, além de seminário de encerramento em Washington, D.C.

O processo de seleção consiste no preenchimento dos formulários de inscrição, entrega de documentos comprobatórios e entrevista na Língua Inglesa.

A coordenadora do ILEP no Amazonas, Bruna Freitas, ressalta que professores de todos os Estados do Brasil participam do programa e quatro vagas são destinadas a professores de Língua Inglesa do Amazonas. A embaixada americana analisa o currículo de cada profissional, que passará pelo exame internacional de proeficiência de Língua Inglesa (Toefl, na sigla em Inglês). “É importante que o professor domine bem o idioma inglês pois é fundamental que ele passe pelo Toefl. Faz três anos que o Amazonas não tem representante no ILEP”, frisou Freitas, que também, é técnica em assuntos educacionais da Gerência de Ensino Médio da SEDUC.

Registrations

O período de inscrições inicia nesta sexta-feira, 17 of February, and continues until the day 17 March. O candidato-professor de inglês interessado deve entrar em contato pelos e-mails: [email protected] / [email protected] ou pelos telefones: (92) 98131-4868 / 98816-4000 / 98816-1082. A equipe coordenadora encaminhará o formulário, na qual o candidato deve preencher e levar pessoalmente da SEDUC/Sede, located on the avenue Waldomiro Lustoza, 250, Japiim 2, South Zone of Manaus. Os candidatos passarão por uma entrevista oral e as devidas comprovações para verificar se o docente atende a todos os pré-requisitos. If approved, o candidato será encaminhado para a Embaixada dos Estados Unidos.

Bruna destaca a importância da participação do professor amazonense no intercâmbio nos Estados Unidos e os benefícios que ele pode trazer para a sala de aula com esse aprendizado fora do País. “A prioridade são aqueles professores que nunca tiveram essa experiência de intercâmbio e eles terão essa imersão com o contato com outro idioma. Quando o professor tem a vivência de uma outra cultura, ele tem propriedade para falar sobre isso com os alunos”, he stressed.

Programming

A abertura do International Leaders in Education Program será em Washington D.C.,mas o destino de cada professor será anunciado em outro momento. O professor irá trabalhar não somente a linguística, mas o social. Ele vai participar de trabalhos voluntários; terá acesso a novas pesquisas, metodologias realizadas nas universidades; irá para as escolas americanas estagiar e dar continuidade nas escolas no Brasil, além de preparar um projeto de extensão para alguma escola, de preferência na qual ele está lotado, pois isso a exigência do professor estar em sala de aula, para que ele dê continuidade ao projeto.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use