Deputy Governor highlights role of TCE-AM in the management of public accounts

The academic year of the Public Accounts School of TCE-AM 2017 started today (13) with the traditional inaugural lecture in the auditorium of the organ.
13/02/2017 14h51 - Updated 13/02/2017 14h51
Photo: disclosure

The Amazonas State Court (TCE-AM) started, in this Monday (13), o ano letivo da Escola de Contas Públicas do TCE-AM de 2017, with the traditional inaugural lecture in the auditorium of the organ, na Avenida Efigênio Salles, area south of Manaus. A solenidade contou com a participação do vice-governador do Amazonas, Henrique Oliveira, que enfatizou o papel do órgão junto aos atuais administradores e servidores de órgãos governamentais que precisam realizar uma eficaz administração pública.

“O Tribunal de Contas, através da sua escola, realiza um papel fundamental ao qualificar os atuais prefeitos, servidores e demais legisladores dos municípios que precisam compreender sobre o pleno funcionamento da administração pública. E isso é tão importante porque evita que ocorram problemas na condução dos trabalhos em seus cargos para os quais foram escolhidos pelo povo. A escola está para ensinar a todos”, comentou o vice-governador durante a solenidade que, also, teve a presença da Conselheira e presidente em exercício da Corte, Yara Lins, prefeitos e vereadores do interior, counselors, auditors, procuradores e servidores da Corte de contas.

A Aula Inaugural, que marcou o início das atividades da Escola de Contas de 2017, foi ministrada por dois oficiais do Comando Militar da Amazônia: Colonel Manuel Fernandes Amaral Filho and Lt. Col. Lauro Augusto Pastor Almeida, que destacaram respectivamente, on "Logistics in the Amazon" and "Cabocla Logistics interior of Amazonas". O coordenador-geral da Escola de Contas Públicas, Conselheiro Josué Filho, ressaltou que o princípio fundamental da instituição é a qualificação em detrimento da reprovação.

"A Court (de Contas) tem uma filosofia na sua Escola, que é ensinar para não reprovar. Então quando o tribunal condenar, ele não condenou porque não preparou e qualificou os prestadores de contas, capacitamos para não ter as reprovações de quem administra as contas públicas, como os presidentes de câmaras, mayors, presidentes dos institutos de previdência, enfim todas as esferas estaduais, municipais e legislativas”.

A Escola de Contas Públicas do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas foi criada em 2009 para desenvolver estudos relacionados às técnicas de controle da Administração Pública, ao planejamento e execução de ações destinadas capacitação e ao aperfeiçoamento dos servidores do quadro de Pessoal do Tribunal de Contas, bem como à realização de treinamento de gestores e técnicos pertencentes aos órgãos jurisdicionados e a setores da sociedade civil organizada.

Capacitações
This year, response to a request managers, a Escola de Contas Públicas do TCE-AM irá fazer um “intensivão” de cinco dias, with courses of interest in public administration, as "Bid" "Staff Admission", "Retirement" and "Pensions", "Covenants", "Transparency", "Act" Fiscal Responsibility "and" Public Works ". Paralelo a esses cursos, the Directorate of Information Technology (incense) vai ministrar aos servidores das prefeituras e Câmaras Municipais o curso o E-contas, TEC system used to send to the court of Auditors reports, monthly balance sheets and annual statement of accounts.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use