Amazonas Legislative Assembly will collect used cooking oil for recycling and donate

From 24 from April to 26 of May, an appropriate drum for cooking oil collection will be installed on Aleam the lobby for collection.
23/04/2017 14h45 - Updated 24/04/2017 10h40
Photo: reproduction

The Amazonas Legislative Assembly (hazard) vai adotar uma prática inédita na defesa ambiental e na conscientização dos servidores, from next Monday (24): a coleta de óleo de cozinha usado, para doação às associações de recicladores.

Essa iniciativa faz parte do programa “Recicla Aleam”, de iniciativa do presidente David Almeida (PSD) e coordenado pela Diretoria de Modernização e Planejamento que, on Monday (24), lança a etapa “Recóleo”, no hall de entrada a Aleam, partir das 10h, fixando um stand de coleta do óleo usado.

Segundo a diretora de Modernização e Planejamento, Socorro Siqueira, esta fase visa conscientizar os servidores da Casa sobre a importância do descarte adequado do óleo e gordura de origem animal ou vegetal de uso culinário. “Um litro de óleo pode contaminar até 25 mil litros de água”, declarou Socorro, chamando atenção para a importância do descarte correto desse material.

From 24 from April to 26 of May, um tambor apropriado para a coleta do óleo de cozinha será instalado no hall de entrada da Aleam. Os servidores e o público externo podem levar o produto em garrafas plásticas, tipo PET, de qualquer tamanho.

A diretora de Modernização explica que o óleo coletado será destinado ao Grupo de Catadores do Japiim, entidade parceira da Aleam, que trabalham reciclando as gorduras e transformando-as em sabão em barra e detergentes. O óleo de cozinha pode ser transformado ainda em biodiesel, candles, ração para animais e tintas.

De acordo com dados da Associação Brasileira das Indústrias de Óleo (Abiove), o Brasil produz mais de três bilhões de litros de óleos vegetais por ano, cada família consome, average, quatro litros por mês e descarta um litro. In Manaus, a geração de óleo usado gira em torno de 500 mil litros descartados todos os meses.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505