Beneficiaries of the Bolsa Manaus family has until the end of June to perform health monitoring

Monitoring is mandatory for families enrolled in the program, being that 30 June is the deadline.
26/06/2017 17h35 - Updated 26/06/2017 17h35
Photo: disclosure

Os beneficiários do Programa Bolsa Família têm até a próxima sexta-feira, 30/6, para realizar o acompanhamento em saúde referente ao primeiro semestre de 2017. Monitoring is mandatory for families enrolled in the program, being that 30 de junho é a data limite para a Secretaria Municipal de Saúde (Sems) enviar as informações ao Ministério da Saúde.

Crianças menores de sete anos, gestantes e demais mulheres entre 14 e 44 anos inscritas no programa devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) levando o cartão Bolsa Família, cadernetas de vacina e da gestante, is for or case. O não comparecimento pode gerar o desligamento da família do programa. In Manaus, o Bolsa Família tem 116.237 famílias beneficiárias e o percentual atual de cobertura do acompanhamento é de 65,30%.

The municipal secretary of Health, Marcelo Magaldi, lembra que o acompanhamento das condicionalidades de saúde é uma das exigências do Programa Bolsa Família, que prevê a transferência direta de renda, beneficiando pessoas em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país.

“O mais importante em relação a este benefício é reforçar o acesso das famílias a direitos básicos nas áreas de educação, saúde e assistência social para que os beneficiários consigam superar a situação de vulnerabilidade social. Na área da saúde, o programa facilita o acesso das famílias às ações de prevenção de doença e de promoção da saúde”, highlights Magaldi.

O acompanhamento das condicionalidades de saúde deve ser realizado duas vezes ao ano, uma em cada semestre, para que as informações sejam enviadas ao Ministério da Saúde.

De acordo com a nutricionista Danielle Belota, técnica responsável pelas ações de Saúde Nutricional no Distrito de Saúde Sul (Disa Sul), as UBSs e as equipes da Estratégia Saúde da Família estão mobilizadas para realizar o atendimento das famílias que ainda não fizeram o acompanhamento.

“Porém, além de cumprir com a obrigatoriedade do acompanhamento das duas vigências anuais, é indispensável que as famílias estejam inseridas nas ações rotineiras de saúde disponibilizadas nas UBSs durante todo o ano”, alerta Danielle Belota, reforçando que o acompanhamento do crescimento e desenvolvimento das crianças, o acesso a programas de Vitamina A e Ferro, a atualização vacinal, a realização do exame preventivo e a realização das sete consultas recomendadas no pré-natal são alguns dos serviços essenciais para garantir uma melhor qualidade de vida para toda a família.

Uma das beneficiárias do programa é a dona de casa Maria do Rosário Carneiro, 38 years, what, com os filhos de nove e cinco anos, realiza o acompanhamento das condicionalidades de saúde do Bolsa Família na UBS Petrópolis, in the south.

O auxílio financeiro repassado pelo programa, explica Maria do Rosário, tem sido muito importante para ajudá-la com as despesas escolares e também para complementar na alimentação da família, já o acompanhamento nas UBSs é um incentivo a mais para o cuidado em saúde. “Eu sempre tive uma atenção muito grande com os meus filhos, mas eu não me inseria nesse cuidado em saúde. Com o programa Bolsa Família isso mudou, comecei a ter um cuidado melhor com a minha saúde, a realizar os exames de rotina como o preventivo e fazer o acompanhamento como é realmente necessário”, afirma Maria do Rosário.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505