Ministry of Health accredits maternity Moura Tapajoz for meeting goals of Kangaroo Mother Care

O método Mãe Canguru torna o pós-parto mais aconchegante e aproxima ainda mais mãe e filhos.
28/06/2017 14h50 - Updated 28/06/2017 17h24
Photo: disclosure

A Maternidade Municipal Moura Tapajóz, que funciona na Compensa, West of Manaus, recebeu o credenciamento do Ministério da Saúde (MS) pelo cumprimento de metas de implantação dos processos de criação dos leitos cangurus na unidade. O método Mãe Canguru torna o pós-parto mais aconchegante e aproxima ainda mais mãe e filhos. Ele é indicado principalmente para recém-nascidos com baixo peso.

O credenciamento foi dado na segunda-feira (26). “Tivemos a chance de nos adequarmos aos processos e metas criadas e, now, tivemos o reconhecimento do Ministério da Saúde, que é quem coordena todo o processo de implantação do método e a preparação dos leitos. A Maternidade Moura Tapajóz tem leitos canguru desde 2011 e, now, foram habilitados”, said the municipal secretary of health, Marcelo Magaldi.

Ele explicou que a Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde orienta todo o processo de implantação, implementação e avaliação do Método Canguru no âmbito nacional. As equipes do Ministério da Saúde também acompanham e avaliam o processo em nível estadual, elaboram e disponibilizam material de capacitação e capacitam profissionais (tutores) que servirão de multiplicadores do método.

Segundo a gerente da Rede Cegonha do Departamento de Redes de Atenção, Sonja Ale Girão Farias, a Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde capacita ainda avaliadores estaduais, monitora e avalia os centros de referência, além de fornecer apoio técnico aos estados para certificar maternidades que implantarem as três etapas do Método Canguru. Neste processo, o estado é responsável por repassar a capacitação para as demais maternidades estaduais e municipais.

“O Método Canguru busca melhorar a qualidade da atenção prestada à gestante, ao recém-nascido e sua família, promoting, a partir de uma abordagem humanizada e segura, o contato pele a pele (posição canguru) precoce entre a mãe, o pai e o bebê, de forma gradual e progressiva, favorecendo vínculo afetivo, estabilidade térmica, estímulo à amamentação e o desenvolvimento do bebê”, declarou Sonja.

Nascidos prematuros
Em todo o mundo nascem, annually, 20 milhões de bebês prematuros e de baixo peso (menores de 2,5kg). Of these, um terço morre antes de completar um ano de vida. O Método Canguru com a atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso é uma estratégia que busca reverter esta realidade.

Segundo a pediatra e tutora do método canguru na maternidade Moura Tapajóz, Briza Rego Rocha, a atuação dos profissionais de saúde capacitados começa numa fase prévia ao nascimento do bebê, com a identificação das gestantes em risco de darem à luz a uma criança prematura e de baixo peso. Nessa situação, a mãe e a família recebem orientações e cuidados específicos que devem ter com o bebê, além de apoio e estímulo para que estabeleçam contato físico e se aproximem da criança.

“O Método Canguru é, therefore, uma tecnologia de saúde que vem mudando o paradigma da assistência neonatal no Brasil, pois amplia os cuidados prestados ao bebê para além de suas necessidades biológicas na perspectiva da clínica ampliada. Essa abrangência deriva da compreensão de que o sucesso do tratamento de um recém-nascido internado em UTI Neonatal não é determinado apenas pela sua sobrevivência e alta hospitalar, mas que para cada bebê deve ser construído um projeto de cuidado singular envolvendo pais, brothers, avós e redes de apoio familiar e social”, declarou Briza.

Benefícios do Método Mãe Canguru
Menor tempo de internação do bebê, oxigenação adequada, aumento da temperatura do corpo e estabilidade, menos episódios de apneia (paradas respiratórias durante o sono), diminuição do choro, aumento do aleitamento materno, aumento do vínculo pai, mother, bebê e família, diminuição do tempo de separação ente eles, melhor relacionamento família e equipe, estimulação sensorial positiva, diminuição de infecção hospitalar, controle e alívio da dor, acolhimento ao bebê e sua família, respeito às individualidades e promoção do contato pele a pele precoce.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505