Professor of education state system is in the Amazon II Paulo Freire readings Forum in the North

Um projeto idealizado pela professora para ajudar no aprendizado dos alunos fez com que o AM estivesse no Fórum.
14/06/2017 12h29 - Updated 14/06/2017 12h29
Photo: disclosure

A dificuldade encontrada em sala de aula no aprendizado dos alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Belarmino Marreiro, New Aleixo, North Zone of Manaus, e detectada que alguns dos motivos eram porque os pais dos alunos não conseguiam acompanhar os filhos pois não sabiam ler, levou a professora Cynara Miranda da Silva a desenvolver um projeto com o objetivo de trazer os pais para a sala de aula e assim, auxiliá-los no acompanhamento dos próprios filhos. From there, nasceu o projeto “Pais e Filhos Letrados”, que teve o pontapé inicial em agosto do ano passado e hoje colhe os frutos da dedicação da professora. A educadora participa, in the days 19 e 21 Of this month, na cidade de Porto Velho-RO, do “II Fórum de Leituras de Paulo Freire na Região do Norte: Educação como ato político”, apresentando o projeto e seus resultados obtidos, ao longo de quase um ano de atividades.

Conforme a mentora do trabalho, o projeto “Pais e Filhos Letrados” tem como base a pedagogia de Paulo Freire, que propõe uma visão sócio-histórica do processo ensino-aprendizagem. From there, she, sob orientação da pedagoga Cynthia Maria Bindá Leite e com o apoio da gestora da escola, Sarah Eliana Souza Arruda, passaram a conhecer a história de vida, os anseios e as necessidades imediatas dos pais dos alunos ou responsáveis, envolvidos no projeto.

“Observamos que os alunos que não sabiam ler, ou tinha dificuldades no aprendizado, quando chamamos os pais para uma reunião, eles relataram que não tinham como ajudar porque não sabiam ler. Isso tocou muito os professores e a própria gestão da escola. Sentamos e montamos um projeto que atendesse os pais desses alunos”, explicou a professora Cynara.

O projeto iniciou com aulas aos sábados, pois na época, a escola estava com calendário especial, e depois passou para o turno noturno, de segunda, Wednesday and Thursday, with 13 students (pais de alunos e comunidade). “Hoje é palpável o resultado do projeto. Os alunos já estão lendo, escrevendo. Inclusive, no Dia dos Namorados (12), os alunos produziram uma carta para suas namoradas esposas. Agora estamos no nível textual. Vê-los lendo, pra mim não tem preço”, comemorou a professora, que no projeto, trabalha como voluntária.

O FÓRUM

O projeto foi inscrito “Pais e Filhos Letrados” foi inscrito no II Fórum de Leituras de Paulo Freire na Região Norte: Educação como ato político, e bem aceito pela organização. The State Secretariat for Education and Teaching Quality (SEDUC) vai custear a passagem aérea, hospedagem e alimentação da professora Cynara Miranda, para que ela possa representar o Estado no evento.

“A expectativa é grande. Quando iniciamos o projeto, não esperávamos que tivesse tanta dimensão, mas por conta de toda a responsabilidade social e de tudo o que ele representa, tem ganhado grande destaque. Todos que conhecem o projeto ficam encantados”, frisou a professora e acrescentou: “Muito se fala em alfabetizar, mas poucos se preocupam com a família. Como é que o aluno vai desenvolver as habilidades na escola se a família não tem como dar o suporte. A gente sabe que a família tem o papel fundamental o processo de escolarização. Muitos pais que eu recebi não sabiam escrever nem o próprio nome”, stated.

ETAPAS

De acordo com a professora Cynara, a primeira etapa do projeto finaliza no mês de agosto deste ano. A intenção é abrir novas turmas. Meanwhile, os alunos da primeira etapa vão ser incluídos na Educação de Jovens e Adultos (COME) para poder obterem a certificação dos ensinos Fundamental e posteriormente, o Médio. “Eu disse pra todos eles que eu quero todo mundo na faculdade”, he added.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505