More of 5 thousand animals in the rural area are vaccinated against rabies

Rural area in the earth were covered all locations of stations and surrounding areas to enable the vaccination of all dogs and cats.
17/07/2017 13h43 - Updated 17/07/2017 18h41
Photo: disclosure

So far, the Municipal Health (Sems) já vacinou 5.566 cães e gatos na zona Rural de Manaus, dentro da primeira etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica Animal 2017. São animais residentes na AM-010 (estrada que liga Manaus a Itacoatiara) e às margens dos rios Negro e Amazonas, restando agora apenas a cobertura vacinal dos ramais e vicinais da Rodovia BR-174 (que liga Manaus a Boa Vista).

O calendário da Vacinação Antirrábica é anualmente dividido em duas etapas. A primeira começou dia 24 de abril e se estende até o dia 3/8, na zona Rural. A segunda etapa da campanha será realizada na zona Urbana, com começo previsto para outubro.

Rural area in the earth were covered all locations of stations and surrounding areas to enable the vaccination of all dogs and cats, inclusive nas áreas de difícil acesso. “Também distribuímos material educativo em cada localidade, para alertar a população sobre medidas básicas de controle de quiropteros (morcegos), despertando para a consciência de evitar futuros casos de raiva em outros animais”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Marcelo Magaldi.

Na zona Rural fluvial – as conhecidas comunidades ribeirinhas – o deslocamento foi feito em duas viagens, uma para o Rio Negro e outra para o Rio Amazonas.

A raiva
A raiva é um vírus, uma zoonose, that is, uma doença que pode ser transmitida dos animais para o homem. A taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%. Os principais transmissores são os animais silvestres como morcegos, gambás e macacos, estes contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida do animal. Nos cachorros, essa doença é conhecida como raiva canina.

A adesão da população às Campanhas Anuais de Vacinação contra Raiva em Manaus tem mantido o município livre de transmissão da raiva em humanos, além de cães e gatos. O objetivo desta campanha é garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência na população humana.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505