UEA invites candidates to the government of Amazonas to debate

Five of the nine candidates to the Government have confirmed their presence.
13/07/2017 15h30 - Updated 14/07/2017 12h31
Photo: reproduction

Depois das declarações de amor à Universidade do Estado do Amazonas (UEA), motivadas pela possibilidade da Universidade fechar as portas até o final do ano, segundo declarações do reitor Cleinaldo Costa, os candidatos ao Governo do Estado estão sendo convidados a debater sobre o tema “A UEA e o Sistema de Ciência e Tecnologia do Amazonas”, scheduled for the day 19 July, 17h, no auditório da Escola Normal Superior, in Chapada neighborhood, in South-Central Zone of Manaus.

Five of the nine candidates to the Government have confirmed their presence. Eles têm até amanhã (13) para confirmar a participação. On Friday (14), o Sindicato dos Docentes da Universidade do Estado do Amazonas (SIND-UEA) realiza reunião técnica para tratar das regras do debate com as assessorias dos candidatos. E no dia do evento todos serão convidados a aderir a “Carta em Defesa da UEA”, documento que formaliza o compromisso do futuro governador com a manutenção da Universidade.

O debate consiste na discussão de temas estratégicos ao funcionamento da UEA tais como melhores condições de funcionamento da FAPEAM, cortes drásticos de recursos, extinção da Secretaria de Ciência, Technology and inovation, projetos para a ciência e tecnologia, among others.

Ações de Mobilização em defesa da UEA
Além do debate da próxima quarta-feira (19), os professores integram neste sábado (15), at Police Plaza, as atividades do Projeto Jaraqui, cujo tema de discussão será o funcionamento da UEA. O projeto realiza discussões em praça pública, atividades artísticas e panfletagem denunciando à população o sucateamento da UEA. O evento está previsto para iniciar às 10h.

A campanha de mobilização do SIND-UEA em defesa da Universidade iniciou nesta quarta (12), com a utilização do slogan #UEA não vai fechar no site e redes sociais de alunos e professores.

Segundo a presidente do Sindicato, Gimima Silva, será uma mobilização contínua, envolvendo toda a comunidade acadêmica e a sociedade amazonense, dando ênfase à apropriação das pessoas em relação à UEA. “A UEA é patrimônio de todos os amazonenses. E sendo nossa, precisamos cuidar, preservar e zelar por seu funcionamento”, she said.

Conforme Gimima, a campanha tem um significado propositivo, construtivo e protagonista. “Nós queremos envolver as representações estudantis como o Diretório Central dos Estudantes, diretórios e centros acadêmicos; servidores da universidade, Associação de Servidores da UEA (ASSUEA), Sindicato dos Servidores Públicos Estaduais do Amazonas (SISPEAM), Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (SINTESAM) e todas as unidades do interior. But, é estratégico envolvermos a sociedade, pluralizar a participação das pessoas”, he explained.


*** If you are in favor of a totally free and impartial press, collaborate enjoying our page on Facebook and visiting often the AM POST.


Contact Terms of use Wp: (92) 99344-0505