30/05/2015 11h53 - Actualizado 30/05/2015 11h53

Samel promove a primeira edição do Fórum de Enfermagem

Segurança do paciente e acidentes ocupacionais foram alguns dos assuntos debatidos no evento.
foto: revelación
foto: revelación

Segurança do paciente, acidentes ocupacionais e Direito na saúde foram alguns dos assuntos debatidos durante o I Fórum de Enfermagem Samel, que tuvo lugar el 25 mi 26 de maio no auditório do Hotel Caesar Business. O evento reuniu cerca de 60 participantes por dia, entre enfermeiros, médicos, nutricionistas e técnicos de enfermagem da instituição, além de estudantes das áreas de saúde e convidados de outros centros de saúde.

Os eventos científicos do Hospital Samel compõem um calendário de fóruns promovidos pelo setor de Ensino e Pesquisa com a proposta de disseminar conhecimento e contribuir para o aperfeiçoamento profissional, haja vista a qualidade e segurança no atendimento à saúde ser questão fundamental que precisa ser endereçada para dar suporte à sustentabilidade nesse setor.

O objetivo do fórum, de acordo com o médico infectologista da Samel, Noaldo Lucena, organizador do evento, “foi de homenagear os profissionais de enfermagem, além de ser uma grande oportunidade de capacitação e atualização de temas que são de suma importância para aqueles que trabalham na área da saúde”.

O evento contou com a participação especial de palestrantes nacionais, como a doutora Eliana Quintão, que ministrou a palestra magna, intitulada “Abordagem Transdisciplinar: Segurança do Paciente”. Quintão é médica Hematologista e Hematerapeuta e atua na Clínica Hematológica de Belo Horizonte, Minas Gerais. É consultora e auditora das normas ONA, ISO 9001, gestão de riscos e norma internacional DIAS.

Durante a explanação, Eliana falou dos cuidados que uma equipe de enfermagem deve ter com seus pacientes, principalmente se tratando de segurança; os diversos modelos de assistência prestada; a importância da equipe multidisciplinar, entre otras cuestiones.

Outra palestrante convidada ao fórum foi Nirvana Fonseca, que debateu o tema “Direito na Saúde”. Nirvana é advogada e atua há mais de 20 anos no mercado da Região Norte do país, prestando serviços jurídicos para pessoas físicas e jurídicas. Em sua palestra, a advogada falou sobre a importância do prontuário do paciente, não só do ponto de vista profissional, como, también, para a própria instituição, que ganha na qualidade na prestação do cuidado.

además de ellos, profissionais de saúde do Hospital Samel também ministraram palestras, como o médico infectologista Noaldo Lucena, que abordou o tema “Acidentes Ocupacionais”, com foco na prevenção contra acidentes por material biológico.

A coordenadora de enfermagem da instituição, Rozângela Mendes, abordou o tema “Enfermagem: Assistência Qualidade e Multidisciplinaridade”, seguida pela palestra da enfermeira Angelina Mariana Ramos, que discutiu o tema “Abordagem da CCIH (Comissão de Controle de Infecção Hospitalar) na Transdisciplinaridade Assistencial”.

*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.

Ultimas Noticias

contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505