03/05/2015 00h03 - Actualizado 3/05/2015 00h03

Um algoritmo de computador pode dizer se você está bêbado

Cientistas criaram um algortimo capaz de identificar pessoas bêbadas.
foto: reproducción
foto: reproducción

São Paulo – Cientistas foram capazes de ensinar um computador a saber se uma pessoa está bêbada. Além do desenvolvimento de um algoritmo de análise, os cientistas precisam também de uma câmera com infravermelho para o trabalho.

A técnica usa uma análise de áreas quentes do rosto para essa dedução. Bebidas alcoólicas causam dilatação e relaxamento nos vasos sanguíneos do corpo.

Essa dilatação faz com que os vasos fiquem mais próximos da pele, em comparação a uma situação normal. Isso causa uma mudança leve na coloração da pele (a depender da capacidade do organismo de metabolizar o álcool), além de deixa-la mais quente.

O algoritmo foi desenvolvido por pesquisadores gregos e testado em 41 voluntarios. Um computador analisou o rosto deles antes e depois do consumo de quatro taças de vinho.

Uma rede neural artificial, entonces, comparou as duas imagens. A análise foi feita pixel a pixel. A conclusão à qual os pesquisadores chegaram é que o melhor indicador para essa comparação são a testa e o nariz.

Usando essa informação, os pesquisadores criaram então o algoritmo. Ele teve uma taxa de acerto de 90%. Ele funcionou mesmo ao observar pessoas que não tinham uma imagem anterior ao consumo do álcool.

De acordo com os pesquisadores, essa tecnologia poderia ajudar a polícia. Outra possibilidade é de instalação em automóveis para que o carro impeça pessoas bêbadas de dirigir.

*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.

Ultimas Noticias

contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505