02/06/2015 17h15 - Actualizado 2/06/2015 17h15

Campanha de prevenção à agressão acontece em escola de Manaus com teatro e palestra

foto: revelación
foto: revelación

Conscientizar crianças e adolescentes para o combate ao bullyng e ao preconceito, en las escuelas, é a proposta do projeto “Teatro nas Escolas”, que este ano entra em sua terceira edição, com apresentações nesta quarta-feira, 3, a las 9 am, em comemoração ao Dia Mundial de Prevenção às Crianças Vítimas de Agressão”. O projeto é realizado pela Prefeitura de Manaus, a través de la Municipal de la Juventud, Artículos deportivos (Semjén).

A programação será na Escola Municipal Senador Fábio Pereira de Lucena Bittencourt, no Lírio do Vale, Zona Oeste e contará com a apresentação de uma peça teatral com o tema “Teatro Fórum: O Bullying e o Contexto da Opressão” escrita e encenada pelos próprios alunos da escola e dirigida pelos instrutores do Núcleo de Teatro da Semjel.
O projeto é realizado desde 2013 pelo Departamento de Juventude da secretaria e já atendeu aproximadamente 1.500 estudiantes. “Os jovens têm a oportunidade de assistir a espetáculos teatrais gratuitos, no ambiente escolar, encenados pelo Núcleo de Teatro da Semjel, com temas que abordam a conscientização para o combate à agressão, dentre outros assuntos relevantes do universo juvenil”, explicou o secretário Sildomar Abtibol.

Después de la presentación, haverá palestras e debates entre os adolescentes com profissionais da área de educação e saúde, tirando dúvidas sobre as situações abordadas nas encenações.

O subsecretário Municipal de Juventude, Rodrigo Guedes, informou que em 2015 o projeto ganhou, todavía, oficinas de iniciação teatral gratuitas, oferecidas aos jovens e ministradas pelo Núcleo de Teatro da Semjel. O Núcleo é formado por acadêmicos de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), que ministram oficinas de iniciação teatral nas escolas por onde o projeto já circulou.

“Esta é uma oportunidade para os alunos que já assistiram aos espetáculos anteriormente, possam também vivenciar a arte teatral. É uma forma de promover a inclusão cultural e social destes jovens, por meio da difusão de valores, aprendizado e experiências nas artes cênicas, uma vez que a arte é uma ferramenta determinante para o desenvolvimento motor e psicológico dos alunos”, considerou Guedes.

A programação também contará com palestras, distribuição de material informativo com a campanha “Todos Contra o Cyber Bullying”, além da exibição de documentários que exemplifiquem histórias reais de pessoas vítimas de bullying quando jovens e quais as consequências.

As oficinas de teatro e apresentações teatrais são dirigidas pelo Núcleo de Teatro da Semjel, formado pelas estudantes de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas, Deborah Ohana e Emille Nóbrega, que ministram ao todo 40 horas de aula. Os alunos inscritos estão na faixa etária de 12 un 14 años, que necessitem desenvolver aptidões de concentração, ritmo, postura, desinibição, escrita, leitura e expressão, tendo aulas no contra turno escolar.

Segundo a Semjel, a meta é até o final do ano levar a oficina para todas as instituições de ensino que já receberam o “Teatro nas Escolas”. Desde 2013, foram realizadas sete edições do projeto, atingindo um público de 1.500 estudantes da Rede Pública de Ensino, nas Zonas Norte, Oeste e Zona Rural de Manaus.

*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.

Ultimas Noticias

contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505