• PL pode proibir venda de bebidas alcoólicas em lojas de conveniências de postos de gasolina

    Estabelecimentos que descumprirem poderão ser multados e interditados.
    28/07/2015 08h38 - Actualizado 28/07/2015 08h38

    Foto: reproducción


    Com o objetivo de contribuir com a maior segurança no trânsito da cidade e com a proteção à vida, o vereador Waldemir José (PT) deu entrada nesta segunda-feira (27), no Projeto de Lei que proibirá a venda e o consumo de bebidas alcoólicas no recinto interno e externos das lojas de conveniências instaladas nos postos de combustível e definindo, além de multas, a interdição e cassação da autorização de funcionamento do estabelecimento caso haja infração da mesma.

    Pela Lei atual, de autoria do ex–vereador Leonel Feitoza, só está proibido o consumo de bebidas alcoólicas na área externa dos postos de gasolina e a cassação ocorre somente na vigésima ocorrência, “o que torna a lei fraca e contribuiu para a impunidade”, conforme o autor da nova proposta, vereador Waldemir José.

    Ele justifica ainda que a proposta visa contribuir com a redução de locais disponíveis, vinculados exclusivamente à condução de veículos, e a facilidade do consumo de bebidas alcoólicas por motoristas, como tentativa de reduzir os acidentes de trânsito causados por embriaguez.

    “Em Manaus 80% dos acidentes de trânsito com vítimas fatais tem como principal causa à bebida alcoólica. Recentemente aconteceu um acidente na Avenida Grande Circular que vitimou 6 jovens que bebiam num posto de combustível. Todos esses casos têm levado a um clima de insegurança no transito”, justificou Waldemir.

    Además, o parlamentar lembra que o Supremo Tribunal Federal (TSF) também é favorável à proibição de vendas de bebidas nas lojas de conveniência instaladas em postos de gasolina. A medida, de acordo com TSF, tem natureza pedagógica e contribui para segurança no transito.

    “Sendo assim, acredito que essa Lei, se aprovada, poderá salvar mais vidas no transito”, disse o parlamentar.


    *** Si estás a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitando frecuentemente el AM POST.


    Facebook

    economía

    Contacto Terminos de uso