• População gerou quase 400 mil toneladas de lixo

    Os números correspondem ao primeiro semestre deste ano.
    10/07/2015 07h00 - Actualizado 11/07/2015 20h56

    Foto: divulgar


    O serviço de coleta de resíduos da Prefeitura de Manaus recolheu no primeiro semestre deste ano 398.374 toneladas de lixo da cidade. No geral, 96,9% de todos os resíduos foram recolhidos pelas concessionárias e 3,1% correspondem à coleta de terceiros.

    O serviço, coordenado pela Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) envolve a coleta de lixo domiciliar, remoção mecânica, remoção manual, coleta de poda, coleta hospitalar, coleta seletiva e terceiros (pessoas físicas ou empresas prestadoras de serviços, tais como disk entulhos, construtoras, indústrias, dentre outras). A média diária foi estimada em 2.638 toneladas, com pessoa produzindo, en media, 1,3Kg/dia de resíduos.

    Coleta domiciliar

    A coleta domiciliar ainda é a modalidade que mais gera resíduo, representando 64,2% do total de lixo coletado na cidade, média de 1.693 ton/dia, com uma taxa per capita de 0,838kg diários de resíduos recolhidos nos domicílios, pequenas indústrias, comércio, bancos, escolas.

    “A coleta de lixo é a modalidade mais importante dentro do serviço de limpeza da cidade, pois envolve o comprometimento da população para não deixar os resíduos se espalharem pelas ruas e serem arrastados para os igarapés”, avaliou o secretário municipal de Limpeza Urbana, Paulo Farias.

    Leve redução

    A taxa de geração de lixo domiciliar deste ano, estimada em 0,838kg por habitante, registrou uma leve queda de 3,4% em relação ao ano de 2012 (0,868 kg por habitante). Para o secretário da Semulsp, a redução se deve a diversos fatores, como o aumento da taxa de reciclagem em Manaus (ocorrido a partir de 2014), principalmente com a introdução da coleta seletiva no Centro e devido a fatores econômicos. “Com o consumo enfraquecido, a população acaba gerando menos lixo. Además, a coleta seletiva no Centro de Manaus deu um impulso na taxa de reciclagem, o que contribuiu também para essa pequena redução no lixo domiciliar gerado”, analisou Paulo Farias.


    *** Si estás a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitando frecuentemente el AM POST.


    Facebook

    economía

    Contacto Terminos de uso