Prefeitura abre licitação para a recuperação de 67 ruas e avenidas de Manaus

O trecho corresponde a 137 quilômetros de obras.
28/07/2015 16h04 - Actualizado 28/07/2015 16h06
foto: Mario Oliveira

Quatro lotes de obras que contemplam o recapeamento total de 67 corredores viários serão licitados pela Prefeitura de Manaus nos próximos 30 días. Ao todo são oito lotes divididos em duas fases, que levarão melhorias a mais de 120 vias e 137 quilômetros de obras.

Na primeira fase já estão programados corredores importantes da cidade como as ruas Ramos Ferreira e Leonardo Malcher, no Centro; avenidas Mirra e Hilário Gurjão, sin Jorge Teixeira; Tefé e Costa e Silva (antiga Silves), en Cachoeirinha; Presidente Kennedy, no Educandos, e Rodrigo Otávio, no Corado.

Os lotes 1, 6 mi 8 que engloba 55 vias das zonas Leste, Oeste e Sul serão licitados nos dias 30 mi 31 este mes. Já o lote 3 será licitado no dia 21 de agosto. Ele abrange a zona Norte com trabalhos concentrados em 12 vias localizadas nos bairros Cidade Nova, Colônia Santo Antônio e Novo Aleixo. Entre elas estão às avenidas Timbiras e Noel Nutels.

As empresas interessadas em concorrer ao certame devem encaminhar as propostas à Comissão Municipal de Licitação da Prefeitura de Manaus, localizada na Rua São Luiz, norte 416, barrio de Adrianópolis.

Segundo o subsecretário de Obras Públicas da Secretaria Municipal de
infraestructura (Seminf), Antônio Nelson, as vias que compõem os lotes de obras receberão uma camada asfáltica mais resistente, em virtude do grande fluxo de veículos que recebem. O serviço contempla a fresagemque consiste na retirada da camada do pavimento antigopara a aplicação de uma nova camada asfáltica com o Concreto Betuminoso Usinado à Quente (CBUQ), dando lugar a um pavimento uniforme e durável.

As vias receberão, todavía, um serviço intensificado de base. “Faremos um trabalho muito similar ao executado no quadrilátero da copa em 2013/2014, onde identificamos problemas pontuais na base e sub-base e para tanto atuaremos no tratamento dessas áreas realizando a troca e reciclagem destas camadas trazendo maior resistência e durabilidade na camada superior, chamada capa asfáltica”, explica.

O pacote de obras viárias deste verão será executado com verbas de um convênio que está sendo firmado entre a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas.

“Inicialmente serão repassados R$ 60 milhões e a expectativa é que seja feito um aporte de mais R$ 40 millón. No primeiro semestre já beneficiamos seis mil ruas com serviços de recapeamento e tapa-buracos. ahora, nossas frentes de obras serão expandidas, atacando os corredores viários dia e noite”, explicou Antônio Peixoto, subsecretário de Serviços Básicos do município.

A empresa ganhadora executará obras e serviços de recuperação de pavimento, terraplanagem, recapeamento asfáltico, drenagem e obras complementares. As obras começarão após a conclusão do certame e serão fiscalizadas pela Seminf.

Vias contempladas

A licitação será do tipo ‘Menor Preçosob o regime de execução indireta. O lote 1 contempla os bairros Tancredo Neves, Jorge Teixeira, Sán José, Gilberto Mestrinho e Novo Reino, en el este. Nessa área serão recapeadas as ruas Sapucaia, Carajuru, Barreirinha, Antônio Matias, Villar Fiuza, Angelim, UN, do, das Papoulas, Dos Minerais, Quartz, Amazonino Mendes, Jarbas Passarinho, Aratituba, Bom Intento, 12, 10-k, 09, Marginal A, dos Pinheiros, Ônix, Pedras Coradas, Venezuela, Iraque e Democracia, além das avenidas Perimetral, Batrun, 25 Diciembre, Q, D e Mirra.

Compõem o lote 6 as ruas Jerônimo Ribeiro, Río Blanco, Virgilio Ramos, 05 septiembre, Alexandre Amorim, 10 julio, e as avenidas Padre Agostinho Caballero, Ramos Ferreira e Costa e Silva, localizadas nas zonas Oeste e Centro-Sul.

Ainda na zona Centro-Sul, o lote 8 engloba os bairros Morro da Liberdade, Betânia, Cachoeirinha, Aleixo, Crespo, Santa Luzia, Centro e Praça 14. O recapeamento será executado nas ruas Tapajós, São Benedito, Branco e Silva, Leopoldo Neves, Pedro e Souza, Piauí, Nova e nas avenidas Presidente Kennedy, Rodrigo Otávio, Adalberto Vale, Tefé, Tarumã e Leonardo Malcher.

O próximo lote a ser licitado é o de número 3 que abrange 12 vias da zona Norte. As ruas Monte Horebe, do Passeio, São Marcos, Sao Luiz, da Saudade, João Câmara, 192, 74, 27 e as avenidas D, Timbiras e Noel Nutels serão as contempladas.


*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.


contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505