16/07/2015 12h28 - Actualizado 16/07/2015 12h28

Selo de Pureza 100% Búfalo avalia 17 marcas de mozzarellas no Brasil

Mozzarella com leite de vaca é vendida como se fosse de búfala, apontam realizados pela UFMG.
foto: reproducción
foto: reproducción

Está mais fácil para o consumidor identificar a verdadeira mozzarella de búfala nas prateleiras. Produzido com rigor de pureza na Itália, sem misturas com leite de vaca, este tipo de queijo ainda é adulterado por algumas marcas no País, que acrescentam grande quantidade de leite de vaca durante a fabricação dos produtos.

De esa forma, os produtos impuros são vendidos nos supermercados, sem as informações corretas no rótulo, o que é um direito do consumidor. As mozzarellas impuras também vão para os restaurantes, que compram os queijos misturados por serem mais baratos e informam em seus cardápios que éde búfala”.

A mistura do leite de búfala com o leite de vaca na composição do queijo não é proibida, mas deve ser indicada no rótulo do produto”, diz a coordenadora dos trabalhos do Selo de Pureza da ABCB, Maria Cecília Almeida Prado.

Mozzarellas feitas exclusivamente com leite de búfala, sem adição de leite de vaca e outras substâncias, recebem o Selo de Pureza 100% Búfalo, da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalo (ABCB). O Instituto Totum, organismo de certificação, é o responsável pelo gerenciamento, coordenação e fiscalização do Programa de Pureza.

Os testes de DNA realizados pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com base nas amostras coletadas pelo Totum, demostrar que, de 17 marcas, oito marcas atendem ao padrão de pureza estabelecido pela Norma Técnica do selo.

Veja as oito marcas consideradas puras:

Bom Destino, Búfala Almeida Prado, Bufalíssima Natal, Búfalo D´Oeste, Búfalo Dourado, Di Búfalo, Estância Alambari, La Vera.

Nove marcas foram reprovadas nos testes de qualificação, sendo que algumas utilizam em sua composição mais de 50% de leite de vaca, omitindo essa informação em seus rótulos. Confira as marcas reprovadas:

Biancolatte – 50% de leite de vaca; Brava – 10% de leite de vaca; Bufalat – 100% de leite de vaca; Buffa – 5% de leite de vaca; La Bufalina – 70% de leite de vaca; Nacon – 1% de leite de vaca; Vitalatte – 5% de leite de vaca; Yema – 93% de leite de vaca; Montezuma – 30% de leite de vaca.

A ABCB aconselha que o consumidor procure as marcas que apresentem o Selo de Pureza 100% Búfalo em suas embalagens.

*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.

Ultimas Noticias

contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505