Gobernador y juez principal Socorro Guedes inauguran más grande puesto biometría de TRE-AM

O local é na Arena da Amazônia. Somente eleitores de Manaus serão atendidos.
04/08/2015 15h10 - Actualizado 4/08/2015 15h14
foto: Herick Pereira / Secom

El gobernador de Amazonas, José Melo, e a presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), juez principal Socorro Guedes, inauguraram nesta terça-feira, 4 de agosto, o maior posto de biometria do órgão na Região Metropolitana de Manaus, en la Amazonia Arena, zona centro-sur de Manaos. Com capacidade para atender até três mil eleitores por dia, o posto vai ajudar o TRE-AM a atingir a meta de fazer a biometria de mais de 1,2 milhão de eleitores da capital.

“É o quarto posto em parceria com o Governo e o oitavo do Tribunal na zona metropolitana nessa iniciativa para buscar a mais absoluta segurança e defender a lisura do pleito”, dijo el gobernador, durante la ceremonia, que teve a presença do vice-governador, Henrique Oliveira.

Desde março, o governo estadual e o TRE-AM mantém um convênio para ampliação da rede de cadastramento biométrico. Os investimentos previstos são da ordem de R$ 2,4 milhões com recursos oriundos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Através da parceria, a Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico e Social (AADES) contratou 350 estagiários de nível superior para atuar nos postos de biometria do TRE-AM em Manaus. Seis novos postos serão instalados pelo órgão eleitoral dentro da meta de cobrir toda a capital com a biometria.

A desembargadora Socorro Guedes frisou que o fechamento da parceria com o Governo do Estado para abrir novos postos de biometria é “fundamental” para cumprir a meta de atender toda a região metropolitana até fevereiro de 2016.

Na parceria, o Governo entra com o espaço e o TRE-AM com os funcionários e equipamentos. O posto da Arena da Amazônia contará com cem técnicos do Tribunal em dois turnos, De lunes a viernes, de 8h a 17h. O atendimento é realizado apenas por agendamento feito no site do TRE (www.tre-am.jus.br). No local, o cadastramento só é válido para os eleitores de Manaus.

Após o encerramento do prazo de biometria do eleitorado da capital, municípios do Careiro Castanho, Autazes e Silves serão atendidos com a biometria itinerante. De acordo com o TRE-AM, cerca de 200 mil eleitores em Manaus já passaram pela biometria. A capital é o maior colégio eleitoral do Estado, con 1,2 milhão de eleitores cadastrados nos cartórios eleitorais, o que representa 55,8% do total de eleitores do Estado. Segundo a presidente do TRE-AM, até as eleições do ano passado o órgão realizou biometria em municípios da Região Metropolitana de Manaus. A expectativa é que nas próximas eleições 72% do eleitorado amazonense já vote com a biometria.

De acordo com o TRE-AM, o recadastramento biométrico consiste na atualização das informações dos eleitores e na coleta dos dados biométricos, como a impressão digital dos dez dedos e foto em alta resolução. O novo título eleitoral representa maior segurança do sistema de votação. Com a tecnologia, o órgão pretende inviabilizar fraudes no processo de votação como a possibilidade de uma pessoa votar pela outra.


*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.


contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505