14/08/2015 14h36 - Actualizado 14/08/2015 14h37

PM pone en marcha la operación "Presencia de 23" en el fin de semana con operaciones en Manaus y RMM

Cerca de 400 policiais nos 61 municípios serão mobilizados por turno.
foto: Policia militar
foto: Policia militar

Visando expandir as ações policiais executadas na capital aos municípios do interior do Estado, foi deflagrada pela Polícia Militar do Amazonas, na noite dessa quinta-feira (13), a Operação “Presença 23”. En esta edición, conforme determinação do Comandante Geral da corporação, além da capital, as ações terão especial atuação em municípios localizados na Região Metropolitana de Manaus.

De acuerdo con el comandante general, Coronel Gilberto de Andrade Gouvêa, a Polícia Militar vem a cada edição da Operação Presença, aumentando efetivamente as ações de policiamento ostensivo no Estado, proporcionando não somente a sensação de segurança, mas garantir efetivamente. “Diante dos resultados positivos que estamos obtendo e a partir dos dados do setor de inteligência da instituição, resolvemos ampliar e intensificar as ações de segurança pública da operação ‘Presença 23’, aos municípios onde há maior incidência criminal, a exemplo do que já realizamos na capital e em especial àqueles localizados na Região Metropolitana”, explicou Gouvêa.

Conforme o Subcomandante do Comando de Policiamento do Interior (IPC), Tenente Coronel PM Pedro França, as ações mobilizarão o efetivo policial lotado nas respectivas unidades operacionais, visando prevenir, combater e reduzir crimes nessas regiões do Estado.

“Com o cerco realizado na capital, ocorre naturalmente a migração da criminalidade para os municípios do interior e com base nisso, estamos intensificando as ações que já eram desenvolvidas rotineiramente, especialmente nos municípios próximos à capital, localizados na Região Metropolitana, o que representa um esforço extra da Polícia Militar no combate à criminalidade, para proporcionar segurança efetiva aos cidadãos amazonense”, destacou França.

Efetivo e atividades
Aproximadamente 400 policiais militares das unidades operacionais situadas nos 61 municipios del Amazonas, serão mobilizados por turno de serviço na operação ‘Presença 23’, além do efetivo administrativo, atuando com patrulhamento a pé e motorizado. “Todas as modalidades e dinâmicas de policiamento desenvolvidas na capital serão empregadas, como barreiras policiais, blitzes e redutores de velocidade nas entradas e saídas das cidades e acessos fluviais, visando apreender infratores, armas, drogas, veículos roubados ou embarcações irregulares”, informou o Comandante.

En la región metropolitana de Manaus, a atuação se dará nos municípios de Itacoatiara, Silves, Itapiranga, Manacapuru, Autazes, Manaquiri, Novo Airão, Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, Iranduba, Careiro da Várzea e Careiro Castanho. Todos esses municípios, que recebem uma grande migração de pessoas da capital, receberam reforço no policiamento. “Pedimos a colaboração da população com o trabalho da polícia, porque, la mayoría de las veces, o pequeno transtorno de passar por revista, salva vidas, evita crimes possibilidade de ocorrência de danos à vida de outros cidadãos”, alertou Frota.

“Continuamos reunindo esforços para reduzir e prevenir a criminalidade na cidade de Manaus e municípios do interior do Estado é o nosso foco, porque, a Polícia Militar continua cumprindo diariamente o seu papel de mantenedora da vida dos cidadãos, uma missão realizada com muita dedicação e presteza à população amazonense”, dijo que el comandante general, Coronel Gilberto de Andrade Gouvêa.

Conforme dados do Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), desde que a operação foi desencadeada, o número de delitos graves caiu consideravelmente, bem como o número de mortes violentas e por envolvimento com o tráfico de drogas. A ação visa realizar buscas em pessoas e veículos com o objetivo de coibir porte ilegal de arma, furto e roubo de veículos, tráfico de drogas e outros crimes de menor potencial ofensivo.

Operação especial acompanhará manifestações populares no domingo (16)

Uma operação especial de policiamento denominada “Manifestações Populares III”, foi montada pela Polícia Militar, para acompanhar os atos no próximo domingo, día 16.

As ações policiais serão desenvolvidas nos locais de concentração, como a área do Centro de Manaus, entorno, e no trajeto da manifestação, objetivando preservar a lei e ordem pública, prevenindo possíveis ações de vandalismo em órgãos públicos, patrimônio público e privado, bem como evitar crimes contra a vida.

A Polícia Militar estará com efetivos que compõem o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM), a Força Tática, Comandos de Policiamento de Área (CPA’s) e Companhia Interativa Comunitária (IDPF), dos locais onde acontecerão os eventos, como a Praça do Congresso, ruas e avenidas da área central da cidade. Outro diferencial será a atuação de equipes veladas de policiais militares do setor de inteligência durante todo o acontecimento.

*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.

Ultimas Noticias

contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505