09/09/2015 13h35 - Actualizado 9/09/2015 13h35

Comité de Medio Ambiente se reunirá con el sector empresarial para discutir la eliminación de neumáticos

A reunião acontece nesta quinta-feira na CMM.
foto: Robervaldo Rock / MMC
foto: Robervaldo Rock / MMC

Está marcada para esta quinta-feira (10), a las 9 am, no seio da Comissão de Meio Ambiente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), uma reunião com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Pneus e empresas que comercializam pneumáticos em Manaus para debater a problemática do descarte irregular de pneus.

Além do segmento empresarial, foram convidados para a discussão representantes do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria Municipais de Finanças e de Meio Ambiente, Instituto de Pesos e Medidas (IPEM) e Ibama.

De acordo com o presidente da Comissão de Meio Ambiente, El concejal de Everaldo Farías (PV), o objetivo é discutir propostas que viabilizem a implantação de um sistema de licenciamento simplificado para as borracharias existentes em Manaus, encontrar mecanismos que possam tirá-las da informalidade e da clandestinidade.

“Diversas borracharias atuam no comércio,não descartam os pneus que recebem, preferindo frisá-los e colocar à venda, contrariando a sua atividade fim, que é a prestação de serviços e não promoção de vendas”, disse o parlamentar durante última discussão sobre o tema, en 19 de agosto.

Manaus, segundo revelou o superintendente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), Mário Lúcio da Silva Reis, é a única capital da Amazônia que reutiliza pneus. Seis empresas são cadastradas para receber e dar destinação aos pneumáticos usados e inservíveis. Três delas fazem a reutilização desse produto em sua própria matriz, o que representa apenas 2,7% da quantidade de pneus utilizados em todo o país ou o equivalente a 10 mil toneladas.

*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.

Ultimas Noticias

contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505