Fundação Doutor Thomas oferece aulas de pilates gratuita para idosos

A atividade acontece duas vezes por semana, gratis, el Parque Municipal de la Tercera Edad.
14/09/2015 11h53 - Actualizado 15/09/2015 10h18
foto: revelación

A Prefeitura de Manaus está oferecendo, por meio da Fundação Doutor Thomas (FDT), aulas de pilates para a terceira idade. A atividade acontece duas vezes por semana, gratis, el Parque Municipal de la Tercera Edad (PYME), em turmas no horário da tarde, de 13h às 16h, e da manhã, de 7h às 11h. Por ahora, há vagas apenas para as turmas da tarde. Podem se inscrever quaisquer pessoas que sejam frequentadoras do Parque e tenham movimentos independentes.

Com duração de 50 minutos, as aulas têm melhorando a saúde física e psicológica de muitos idosos frequentadores do PMI. Os movimentos realizados na atividade proporcionam a fortificação do corpo de forma integrada. Além de melhorar a respiração, o equilíbrio corporal, la coordinación motora, a força muscular e uma série de outras funções no corpo, diminui o estresse e proporciona relaxamento.

A professora de pilates e orientadora esportiva do PMI, Halia Moreira, destacou que a maior mudança para o idoso é a consciência corporal: “Nós visamos muito a questão dos exercícios que possam ajudar no dia a dia do idoso. Por ejemplo, muitos deles têm dificuldades para levantar da cama, pois não têm forças nos braços ou nas pernas. Nós trabalhamos bastante essa força e, con el tiempo, percebemos que ela aumenta, melhorando até mesmo a caminhada do idoso, a subida e descida da escada e a postura”, explicó.

A postura incorreta impossibilita a boa respiração, tensiona os músculos e ligamentos e pode afetar as articulações da coluna, ya que, a lo largo del tiempo, por conta do envelhecimento, a mobilidade articular vai se perdendo, o que causa diversas dores. O pilates ajuda a diminuir e, en muchos casos, até mesmo a eliminar essas dores.

A diretora-presidente da Fundação Doutor Thomas, Martha Cruz, destacou ainda que o pilates chega a melhorar a autoestima do idoso. “Há relatos de idosos com osteoporose, por ejemplo, que com o pilates se sentem melhores. A prática é importante não só para ajudar aqueles que já têm uma patologia, mas também para prevenir o processo naqueles que ainda não desenvolveram”, dicho.

“Há dez anos eu descobri que tinha duas hérnias. entonces, o médico aconselhou que eu fizesse pilates. Foi quando eu procurei as aulas e as mudanças boas vieram. Uma das minhas hérnias sumiu. Hoje eu vivo muito bem. Tenho muita disposição, tudo o que eu quero fazer, eu faço”, disse Joaquina Ferreiro Brito, 67, frequentadora do PMI.

Maria Elisa Souto, 65, decidiu fazer pilates por vontade própria, como forma de prevenção, e disse que sente seu corpo cada vez melhor com as aulas. “Eu sentia muitas dores nas costas, vivia fazendo fisioterapia, mas quando eu passei a fazer pilates, pero, ahora, as dores pararam. Eu não sinto mais nada. Aqui nós aprendemos a respirar, a mexermos, a nos tornarmos mais flexíveis. São muitos benefícios, até mesmo emocionais. Às vezes você está mal e vem para o parque, faz a aula e sai daqui mais leve”, dicho. Mais informações sobre a atividade podem ser obtidas pelo telefone 3584-5713.


*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.


contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505