26/10/2015 14h27 - Actualizado 26/10/2015 14h27

E se a Caligrafia de Deus for um garrancho?

“Conto de Márcio Souza reflete sobre a insensibilidade humana nas engrenagens da modernidade”
Ilustração: Eric Lima
Ilustração: Eric Lima

Na data de seu aniversário, sinto que Manaus realmente está necessitada de felicitações. Não tem sido um ano fácil, por esse ou aquele motivo, mas em especial pelos dias literalmente nebulosos pelos quais a cidade passa. Sentimos a cada manhã que há um retrocesso na rotina do manauara, mas somos um povo forte, essa não é nossa primeira crise e provavelmente não será a última. Foi o que em parte me levou ao assunto da coluna dessa semana.

Celebrar uma cidade como Manaus não é só olhar para os arredores do Teatro Amazonas enquanto passeia pelo Largo São Sebastião ou ir a Ponta Negra no fim do dia e ver o sol se recolher no rio Negro. Celebrar Manaus é honrá-la com nossa memória, trazer sempre à mente sobre o quê a cidade foi erguida, lembrarmos do custo que a Paris dos Trópicos exigiu para que se tornasse o que é hoje, dos que se perderam no processo e daquelas figuras que têm potencial para levar a cidade adiante. E hoje celebro um dos trabalhos de Márcio Souza, um escritor que se dedica a denunciar nosso esquecimento e indiferença, autor de obras como Galvez, Imperador do Acre (1976) e Mad Maria (1980).

Uma das características da escrita de Márcio Souza é a elaboração de tramas a partir do contexto histórico da região Norte, mas não glamourizando o verde da selva ou os costumes do índio: Souza traz o que fica por baixo do rótulo, puxa as raízes que a flor esconde, se suja de terra, e lembra que aquelas bandas do Brasil, mais que um paraíso florestal, também é maculada pela malícia humana, quebrando a ilusão do exótico com a qual o Norte foi enfeitiçado. Foi o que me chamou atenção em A Caligrafia de Deus, conto que compõe um livro homônimo do autor (2008).

Descrito como cinematográfico por Adriana Santelli, da Universidade Federal do Acre, o conto de fato tem o efeito bem sucedido de nos levar a um espaço decadente, a terrenos lamacentos e prostíbulos suspeitos, quase transmitindo os fedores ácidos de uma viela mal frequentada. Mais que isso, vemos bem o mundo pelos olhos de quem fica abaixo dele, e talvez seja essa perspectiva que deixa a narrativa mais crua, mais próxima das moscas a pairar sobre dois cadáveres que servem para deleite de uma pequena multidão.

Esse é o primeiro cenário invocado pelo conto, uma multidão curiosa a desfrutar do espetáculo mais macabro de todos. Resultado de uma operação policial, batizada de Grande Zona quase como uma piada do autor, os corpos de um homem esparramado na própria urina e de uma mulher vestindo nada além de uma calcinha verde limão param o bairro Japiim, que, no espaço da narrativa, ainda está em formação. E por formação, entenda-se casas sendo construídas de maneira improvisada, o solo se mudando em lama pelo desmatamento recente, a curiosidade de vários moradores misturada ao calor abafado e às reclamações do Comissário Frota, responsable de la operación, que começa a se aborrecer com tanta gente.

Retroativamente, conhecemos a história de cada uma das vítimas, e o que os levou à mira do Comissário Frota. A moça é Izabel Pimentel, nascida na missão de Iaureté-Cachoeira, onde todos pareciam nascer com o mesmo sobrenome, que trocou todos os dentes para ter um sorriso artificial. Rejeitada pelos rapazes da missão e com medo da violência doméstica naturalizada que as mulheres ali sofriam, ela veio para Manaus, mi, tentando arranjar um emprego na efervescência da Zona Franca, acaba como prostituta. O homem é Alfredo Silva, um se-vira-como-pode que acaba por se envolver em serviços escusos e por isso costuma ser o bode expiatório de cada roubo na cidade de Manaus. Não estranho aos prostíbulos, acaba por ganhar o afeto de Izabel e, sendo o ladrão conhecido que era, ambos viram o casal do crime, Catarro e louca Índia Potira, como a mídia passou a retratá-los.

Necessitado de alguém para responsabilizar por uma série de roubos em sua jurisdição, o Comissário Frota se entrega ao hábito de acusar e perseguir Catarro, mas dessa vez não só para ganhar elogios, mas uma promoção. Logo, prendê-los não bastava, precisava de um espetáculo, precisava de resultados, precisava daquele alvoroço, daqueles cadáveres. O conto se encerra, e somos sempre lembrados do motivo de seu título: Izabel aprendera com a mãe que tudo que lhe acontecia, sejam os abusos ou a prostituição, era porque “Deus escrevia certo por linhas tortas”, es ella, repetindo esse refrão para Catarro, fazia-o pensar em como esse garrancho que era a caligrafia de Deus era louca. E eis a palavra de ordem: loucura.

Estamos falando de um polo industrial sendo erguido, de um bairro sendo formado às pressas, de pessoas vindo de todos os cantos do estado para agarrar um lugar ao sol, de uma cidade tentando encontrar sua identidade. Loucura. Durante a primeira parte do conto, somos apresentados a uma fala muito recorrente ao longo da narrativa: “na loucura da Zona Franca”. Na loucura da Zona Franca, o povo se estabeleceu no recém desmatado bairro do Japiim. Na loucura da Zona Franca, o povo subsiste sem a menor insatisfação. Na loucura da Zona Franca, o povo é tão desprovido de identidade que uma batida policial, constitui um evento digno de admiração.

Foi a dinâmica louca de sua vila que fez Izabel remover os dentes, foi o desenvolvimento louco do polo industrial que levou Catarro a sobreviver de pequenos delitos, foi a loucura de uma metrópole em ascensão que levou o Comissário a medidas tão teatrais para conseguir uma promoção. Foi a indiferença das pessoas do bairro do Japiim que as fez parar para admirar a morte de dois desconhecidos. Há quem diga que isso foi um episódio horrível, uma alegoria sobre violência policial e crueldade humana, mas creio que isso é ainda superfície.

Nesse conto, Márcio Souza não revelou apenas uma faceta escura do manauara, mas do ser humano em geral: somos bons em banalizar, em fazer da tragédia um entretenimento vazio, não pensamos no outro, não pensamos em nós, não pensamos na dor. Quem era Alfredo Silva? Quem era Izabel Pimentel? Ninguém se pergunta. Ninguém se importa.

Souza trouxe isso à luz, uma pincelada do gênero humano em um terrível episódio nem tão fictício assim ambientado em Manaus, e me arrisco a dizer que esse é o papel do artista: buscar em sua própria realidade um pedaço da eternidade, ver o universal no íntimo, enxergar o todo nas partes e cada uma compondo o todo, a fim de que a compreensão possa ser plena.

E por que uma breve recomendação e reflexão sobre um conto sordidamente lindo se encaixa em uma homenagem ao aniversário de Manaus? Porque ele nos inquieta, nos desconforta, nos faz pensar, nos põe nas calças jeans baratas de Catarro e na nudez de Izabel, nos faz morrer à vista do mundo, nos faz ver quem morre à vista do mundo, à nossa vista. Comemorando mais um aniversário de nossa cidade, lembremos, lembremos de lembrar, seja daqueles que se foram da mesma forma, sem cerimônia nem epitáfio justo, da nossa própria história, ou daquele pedaço de eternidade em nosso íntimo.

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