06/10/2015 09h46 - Actualizado 6/10/2015 09h46

EUA investigam um esquema de corrupção milionário na ONU

Funcionários do alto escalão teriam recebido propina de empresários chineses.
foto: Thinkstock / SEE
foto: Thinkstock / SEE

A Justiça dos Estados Unidos investiga a existência de um esquema de corrupção nas Nações Unidas, publica nesta terça-feira o The Wall Street Journal (WSJ). De acordo com a reportagem, funcionários do alto escalão teriam recebido propina de empresários chineses. Citando fontes ligadas à investigação, os pagamentos estariam vinculados ao desenvolvimento de projetos do setor imobiliário em Macau, en China.

Además, as prisões no mês passado de um magnata do setor imobiliário da antiga colônia portuguesa e de seu assessor estariam vinculadas ao esquema fraudulento. “Espera-se que se anunciem acusações formais a partir desta terça contra outras pessoas, entre eles funcionários atuais e antigos da ONU”, reporta o WSJ.

A investigação está sendo conduzida pelo escritório do promotor de Nova York, Preet Bharara, e pela polícia federal americana (FBI). No dia 19 septiembre, o magnata imobiliário de Macau, Ng Lap Seng, e seu assessor, Jeff C. Yin, foram detidos acusados de mentir para as autoridades alfandegárias dos EUA em relação à finalidade de mais de 4,5 millón de dólares (más que 18 millones de reales) que tinham aportado no país desde 2013.

O magnata é o presidente do grupo Sun Kian Ip, uma corporação privada com sede em Macau que conta com uma fundação em Nova York. Además, o empresário tem grande influência política tanto em Macau como no governo de Pequim. Através da fundação, Ng Lap Seng trabalhou em várias ocasiões com o escritório das Nações Unidas para a Cooperação Sul-Sul, dedicado à promoção de acordos econômicos e políticos entre países em desenvolvimento. Nos documentos que a Justiça americana apresentou contra os dois acusados, a quantia que transferiram para os EUA com destino a pessoas físicas e jurídicas desde 2010 está estimada em mais de 19 millón de dólares (80 millones de reales).

fuente: Veja.com

*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.

Ultimas Noticias

contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505
ROM wp_translations WHERE original = 'ampost.com.br/wp-content/uploads/2015/10/onu-Copy.jpg' and lang = 'es' Served from: ampost.com.br @ 2016-12-08 07:54:04 by W3 Total Cache -->