30/10/2015 14h19 - Actualizado 30/10/2015 14h19

Galerie l’Amazonie incentiva o convívio com a criatividade

foto: revelación
foto: revelación

“A Galeria l’Amazonie transformou-se, em muito pouco tempo, na única vitrine das artes plásticas do Amazonas. Sua reserva técnica descreve tão bem como qualquer Pinacoteca o panorama extenso das modalidades de expressão amazônica. Para os artistas que adquiriram uma atitude mais consciente com respeito à sua produção, o efeito foi mais do que benéfico”, declara o curador da galeria, Óscar Ramos.

O acervo da l’Amazonie conta com nomes emergentes e outros já consagrados no mercado de arte: Rita Loureiro, Moacir Andrade, Jair Jacqmont, Óscar Ramos, Sebastião Rodrigues, Sérgio Cardoso, Bernadete Andrade, Anísio Melo, Arnaldo Garcez, Otoni Mesquita, Francimar Barbosa, Buy Chaves Turenko Beça, Helen Rossy e Eliomar Rodrigues.

Nova aposta da l’Amazonie, são as exposições individuais, “Fome de Tudo”, de ManausMacaco, que segue até o dia 28 Noviembre, e da artista francesa Dominique Humbert, que investe nas pinturas em laca. Nas palavras de Óscar Ramos, “obras que trazem em si a aparência de magia”.

Desde o dia 26 de agosto, data que marcou a abertura da Galerie l’Amazonie, os manauenses estão sentindo o poder de transformação de um espaço dedicado à arte contemporânea na vida cultural da cidade. “Nossa meta é valorizar principalmente o talento e o mercado local”, revela a empresária Geyna Brelaz, diretora e idealizadora da galeria.

Em pouco tempo, o espaço conquistou admiradores e vem construindo uma comunidade de pensadores e amantes das artes por meio de projetos que incentivam o convívio com a criatividade. O primeiro curso proporcionado pela l’Amazonie, “Projeto com Arte”, ministrado pelo professor e artista plástico Nelson Falcão, atraiu arquitetos e designers de interiores. “Estamos planejando diversas outras ações para gerar uma troca contínua com o público sobre este universo riquíssimo”, explica Geyna. Entre ellas, um curso organizado por Turenko Beça, artista plástico e professor da Belas Artes, sobre “Identidade da Arte Brasileira, do Brasil Colônia à Arte Contemporânea”, e um livro inédito que compila a produção artística atual e local.

*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.

Ultimas Noticias

contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505