24/11/2015 11h45 - Actualizado 24/11/2015 11H47

Más que 30 escolas municipais participam da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Más que 120 alunos das escolas da rede Municipal participam do evento.
foto: Semcom
foto: Semcom

Más que 120 estudiantes 30 escolas da rede municipal de ensino estão participando da 12ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do Amazonas (SNCT), aberta na segunda-feira, 23, el Centro de Convenciones Vasco Vasques, zona Centro-Oeste, e que se estende até a quarta-feira, 25.
Na abertura, la Secretaría Municipal de Educación (Semed), Katya Schweickardt, que fez questão de percorrer os estandes onde os trabalhos estavam sendo apresentados, destacou que o município tem avançado no fomento à pesquisa e que projetos realizados por alunos da Semed estão ganhando a oportunidade de reconhecimento.

“A Semed tem dados passos importantes na área de pesquisa. Prova disso é que temos projetos que estão correndo em nível estadual e que com grandes possibilidades de chegar à disputa em nível nacional, na área de robótica. Isso nos deixa muito feliz”, dicho.

Das escolas que participam do evento, 18 fizeram parte da Feira de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental realizada pela Semed, este año, y otras 12 participam do Programa Ciência na Escola (PCE). más que 120 alunos participantes estão distribuídos em 22 estandes, nos quatro espaços temáticos da feira – Educação, salud, Educação Ambiental e Tecnologia.

“Aqui temos os melhores trabalhos apresentados nas feiras de ciências da rede municipal e temos trabalhos que estão participando da Feira da Amazônia que está acontecendo em paralelo a este evento”, explica a coordenadora da SNCT pela Semed, Socorro Freitas.

A Escola Municipal Jorge Resende Sobrinho, Tancredo Neves, zona Leste apresentou o projeto “Usina Hidrelétrica e Automação Residencial”, mostrando como é o funcionamento de uma hidrelétrica, desde a sua estrutura física até o trabalho de produção e distribuição de energia. O projeto foi elaborado por cinco alunos do 9º ano. “Estou tendo a oportunidade de transmitir o que aprendi durante todo o ano letivodisse Eduarda Pedroso, uma das integrantes do grupo.

A Semana
A 12ª SNCT tem a finalidade de mobilizar a população, en especial, crianças e jovens em torno de temas e atividades de Ciência e Tecnologia, bem como socializar conhecimento e despertar o interesse pela pesquisa e divulgar projetos inovadores e relevantes para a sociedade.

O tema trabalhado este ano é “Luz, Ciência e Vida”. A escolha foi baseada na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz. Com o objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico, a iniciativa é uma ação mundial que vai destacar a importância da luz e das tecnologias ópticas na vida dos cidadãos.

*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.

Ultimas Noticias

contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505