Estudiante del estado se otorga en "Los cuentos del concurso latinoamericano"

O estudante é Rafael Rodriguez Campos da Escola Brigadeiro João Camarão Telles Ribeiro.
18/12/2015 12h16 - Actualizado 18/12/2015 12h16
foto: Nota de prensa / Seducción

Con el cuento "la historia que el abuelo tenía" el estudiante Rafael Rodríguez Campos, estudiante del octavo grado de primaria del colegio público de brigada John camarón Telles Ribeiro, foi premiado como o melhor brasileiro na categoria “6 a 12 anos” do 3º Concurso Latino-Americano de Contos realizado pela Fundação MAPFRE.

Com o tema “O futuro em nossas mãos” e organizado nas categorias “6 a 12” e “12 a 18 anos” o concurso foi direcionado a estudantes de 18 países, siendo ellos: Argentina, Brasil, Chile, Colombia, Costa Rica, Ecuador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguay, Perú, Porto Rico, Republica Dominicana, Uruguai e Venezuela.

O conto do estudante da rede pública estadual do Amazonas foi o grande vencedor nacional na categoria “6 a 12 anos” e, no site do concurso, foi o 18º conto mais votado em um universo de aproximadamente 1.900 entró en el trabajo.

O resultado final do concurso, assim como a relação dos contos estudantis mais votados, pode ser acessado no site: https://elfuturoennuestrasmanos.fundacionmapfre.org/

Pela conquista, Rafael Rodrigo Campos foi premiado, el jueves (17), em cerimônia realizada na sede sucursal da Fundação MAPFRE, ubicado en el barrio Virgen de Gracia, zona centro-sur de Manaos.

Para o estudante amazonense, o reconhecimento público pela participação no concurso é muito gratificante. “É uma conquista que nos enche de orgulho e que nos motiva imensamente. Pelo resultado obtido, externo meus os agradecimentos a minha família, aos amigos e à equipe escolar pelo incentivo e apoio”, mencionou o estudante.

Inspiração – Rafael Campos explicou que foi a partir da história de sua família, cuja essência é ribeirinha, que ele encontrou inspiração para narrar o conto.

“Meu avô, ribeirinho, passava horas me contando histórias que envolviam a cultura do caboclo amazonense, como lendas e ‘casos’ da floresta. Foi a partir disso e de visitas a áreas florestais organizadas pela minha escola que busquei inspiração. No meu conto, exalto a importância de preservar e recuperar a maior floresta do mundo, pois é o lugar onde vivo”, explicou Rafael.

Para a professora Devânia Carvalho, coordenadora do concurso no âmbito da escola estadual Brigadeiro João Camarão, o tema explorado pelo aluno favoreceu a conquista. “No conto elaborado por Rafael, o tema da florestabilidade é muito evidente, algo que ele aprendeu não apenas com visitas que realizamos, mas também com a história da família dele, cujos avós são ribeirinhos. Vibrei muito quando soube que o conto foi premiado. É o resultado de bastante esforço não apenas dele, mas da família e da escola”, dijo el profesor.

O conto “História que vovô contava”, elaborado por Rafael Rodriguez Campos, aluno da escola estadual Brigadeiro João Camarão T. Ribeiro pode ser acessado no endereço:
https://elfuturoennuestrasmanos.fundacionmapfre.org/pt/cuento/206/historia-que-vovo-contava/
https://elfuturoennuestrasmanos.fundacionmapfre.org/pt/cuento/206/historia-que-vovo-contava/
O concurso – Direcionado a estudantes de 18 países latino-americanos, o concurso educativo foi organizado em duas fases, onde a primeira consistiu em votação popular no site do certame, contabilizando a cada autor, um ponto por cada voto computado. Uma vez finalizado o período de votação popular, la 20 contos mais votados de cada país foram selecionados e avaliados por uma banca examinadora que indicou, após análise técnica, os vencedores finais.

Sendo o 18º conto mais votado, dentre mais de 1.900 suscriptores, o trabalho do aluno amazonense Rafael Rodriguez Campos foi, ao final do certame, anunciando como o melhor trabalho brasileiro na categoria “6 a 12 años ".

Promotora do 3º Concurso Latino-americano de Contos, a Fundação MAPFRE tem por objetivo contribuir com a formação do cidadão e disseminar valores e cultura para a sociedade com a realização de iniciativas nas áreas de: Cultura, Promoção à Saúde, Prevenção e Segurança Viária, Ação Social e Seguro e Previdência Social.


*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.


contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505