04/12/2015 14h27 - Actualizado 4/12/2015 14h27

Federação diz que futuro econômico do Amazonas passa pela extensão rural

A extensão rural do Amazonas recebeu nesta sexta-feira (4) uma homenagem.
04_SESSaO-ESPECIAL_EXTENSIONISTA-EM-574x381 (Dupdo)

A extensão rural do Amazonas recebeu nesta sexta-feira (4) homenagem pela passagem do seu dia, celebrado em 06 Diciembre, en todo el país. De autoria do presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (común), Luiz Castro (RED), a Sessão Especial aconteceu na Assembleia Legislativa do Amazonas (peligro).

Segundo o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Amazonas (FAEA), Muni Lourenço, o extensionista rural é peça-chave para as políticas públicas em prol do setor agrícola no Amazonas. “Os profissionais de extensão são inegavelmente peças-chave para os debates sobre o setor primário porque estão na ponta, diretamente com o produtor rural. Precisamos construir com eles um novo Amazonas, com interiorização da economia do Estado. O futuro passa pela extensão rural”, avaliou Lourenço.

tributos

A placa comemorativa foi entregue ao diretor técnico Airton José, que a recebeu em nome do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (me IDAE). En seguida, Ofir de Souza Hage — técnico agrícola e gerente da Unidade Local do IDAM de Manaus e José Maria Ferreira — técnico agrícola e gerente da Unidade Local do IDAM em Iranduba receberam o reconhecimento por seus trabalhos.

Maurício Borges — técnico agrícola da Unidade Local do IDAM em Autazes; Sebastião Dias de Mendonça — engenheiro agrônomo e gerente de Apoio à Produção Animal/ IDAM Central; Marisa da Costa — assistente técnico / Departamento Financeiro — IDAM Central; Mirta dos Santos Pontes – assistente técnico / Unidade Local do IDAM em Presidente Figueiredo também foram homenageados, assim como Rosenay da Silva Domingues — assistente técnico / Unidade Local do IDAM em Itacoatiara, que enviou um representante.

Na ausência de Luiz Castro — que participa da COP 21, na comitiva do Itamaraty — o deputado estadual Dermilson Chagas (PDT) presidiu a sessão, momento em que sete importantes nomes da extensão rural receberam homenagens.

De acordo com Chagas, cabe ao extensionista rural levar as informações aos produtores. “Os profissionais têm o papel fundamental na divulgação de novas técnicas que contribuem para o aprimoramento do setor primário no Amazonas. Ressalto algumas instituições como Instituto Federal do Amazonas (Ifam), que forma técnicos agrícolas que também são extensionistas, e o IDAM que está presente em todos os municípios. É preciso incentivar o maior número de profissionais no Estado”, dijo.

*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.

Ultimas Noticias

contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505