08/01/2016 08H51 - Actualizado 8/01/2016 08H51

Ayuntamiento va a formar profesionales capaces de enfrentar el virus Zika

A capacitação acontecerá no período de 12 un 14 de enero.
foto: Ahora Boa Vista
foto: Ahora Boa Vista

No período de 12 un 14 de enero, Manaus Prefectura, a través de la Municipal de Salud (sems), irá promover a capacitação “Resposta, Vigilância e Atenção relacionada ao Zika Vírus”, no auditório da Fundação de Medicina Tropical, en la zona de Don Pedro, zona Oeste. O treinamento foi uma das pautas da reunião do Comitê de Enfrentamento da Microcefalia, integrado por técnicos, titulares das Secretarias Estadual de Saúde (sésamo), Pedro Elias, e Municipal (sems), Homero de Miranda Neto León, e pelo presidente da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Bernardino de Albuquerque, celebrada el jueves (7), no auditório da Susam.

“Serão três dias de capacitação, com nove turmas de 120 profesional. del total 1.080 servidores, entre médicos, enfermeiros e equipes dos laboratórios, irão participar. Cada treinamento terá a duração de uma hora e será abordado o cenário epidemiológico, manejo clínico, combate ao mosquito e vigilância laboratorial”, explicou a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica da Semsa, Angélica Tavares, lembrando que as inscrições serão feitas no site do órgão.

Foi discutida, también, a urgência em normatizar o atendimento aos recém-nascidos nas maternidades, públicas e privadas, en Manaus. O secretário municipal de saúde, Homero Miranda León, enfatizou a necessidade de fazer a medição do perímetro cefálico, por ejemplo, como preconiza o Ministério da Saúde. “A medição do perímetro cefálico é uma informação epidemiológica imprescindível. Precisamos garantir a precisão desse dado”, dijo el secretario de, considerando o atual contexto de combate à microcefalia.

Durante la reunión, uma comissão foi formada para dar uma solução imediata a este problema. A ideia é estabelecer um fluxo padrão de atendimento, com a definição de responsabilidades. “Após esta primeira capacitação, uma outra será realizada com os profissionais que atuam no parto e pós parto, na Atenção Secundária”, informou a subsecretária municipal de gestão da saúde, Lubélia Sa Freire.

Ainda de acordo com a subsecretária, a Semsa irá receber a partir desta sexta-feira (8), reforço no combate ao Aedes aegypti. “Teremos mais 40 veículos na nossa frota para aumentar a resposta às denúncias que estão surgindo pelo ‘DisqueSaúde’, por teléfono 0800 280 8 280 e do e-mail [email protected], reportado.

semana próxima, día 12, a Prefeitura irá inaugurar o Centro Integrado de Operações Conjuntas em Saúde (CIOCS), em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), exclusivo para o combate ao Aedes aegypt. O espaço irá reunir atividades como o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), a central do ‘Disque-Saúde’.

Hasta el día 7 de enero, Manaus contabilizava 89 casos suspeitos de Zika Vírus. hacer totales, dois foram confirmados, oito descartados e 79 permanecer en Investigación, y 13 mujeres embarazadas.

*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.

Ultimas Noticias

contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505