03/02/2016 15H29 - Actualizado 3/02/2016 15H29

Región Norte tendrá un plan especial para mejorar los indicadores de educación

Pacote de metas foi divulgado nesta quarta-feira (3) pelo MEC.
foto: revelación
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Um pacote de metas para melhorar o desempenho da educação nos Estados da Região Norte foi divulgado nesta quarta-feira, 3 Febrero, el Ministerio de Educación (MEC), en Manaus. O Plano de Ações Articuladas foi lançado pelo governador do Amazonas, José Melo, e o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, com a presença de prefeitos e secretários de educação dos sete Estados da região. Entre as medidas anunciadas está a ampliação do número de creches, reformulação do cálculo do transporte escolar, incentivos financeiros a professores de escolas de áreas com baixo IDH e altos indicadores de violência, além de pagamento de bolsas e cursos de qualificação para educadores das séries iniciais da educação básica.

Com o Plano de Ações, o MEC espera pactuar com os Estados e Municípios do Norte os investimentos prioritários para o setor nos próximos quatro anos. Um dos focos é a Alfabetização na Idade Certa, com a meta de zerar a fila de crianças fora da escola já em 2016. De acordo com levantamento do Ministério da Educação, o Norte do Brasil ficou abaixo da média nacional em indicadores como leitura, desempenho da escrita e da matemática. O MEC espera alcançar mais de 614 mil alunos que estão entre o 1º e o 3º ano do ensino fundamental. No Amazonas, as medidas são direcionadas a 140 mil estudiantes.

Para o governador José Melo, a iniciativa do Governo Federal terá forte impacto e, no caso do Amazonas, vai se somar ao programa de ações iniciadas com o Pacto pela Educação, lançado ano passado para articular com as prefeituras amazonenses novos programas e medidas para melhoria dos indicadores de ensino. “Estamos discutindo uma questão fundamental para a educação. O Norte e o Nordeste brasileiro, a lo largo de los años, se atrasaram um pouco com relação à educação nacional. Um dos itens que mais preocupa todos nós é a questão da alfabetização na idade certa. Esse programa objetiva reunir forças de Estados, Municípios e União no sentido de que programas sejam lançados para chegar a um tempo mais curto a essa meta”, subrayó.

Ao lado do prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto, José Melo ressaltou as peculiaridades da rede de ensino no Amazonas e falou dos desafios como a educação indígena. “Vamos começar pelo fato do Estado ter a maior população indígena do Brasil, o que impõe o dever de dar aos nossos irmãos a oportunidade de ir às escolas. É uma tarefa muito difícil. tenemos, por otro lado, outra realidade que é a de todas as pessoas que moram nos lagos, rios e igarapés espalhados na imensidão do Amazonas. Nós fizemos um pacto pela educação, interagindo com os municípios com recursos e programas específicos justamente para essa equalização. Uma delas é a de se chegar aos oito anos com a idade correta”, dijo el gobernador.

O ministro da Educação afirmou que as peculiaridades enfrentadas pela rede de ensino da região Norte passam, ahora, a ser levadas em conta com maior cuidado. Sem detalhar os investimentos financeiros que serão destinados para o alcance das metas, Aloízio Mercadante anunciou que haverá apoio à ampliação do número de creches, pagamento de bolsa de estudo e complementação salarial para gestores e professores das séries iniciais, a revisão do cálculo de repasses para o transporte escolar, a criação de incentivos financeiros para atrair professores a trabalhar em escolas de regiões de baixo IDH e altos índices de criminalidade, além de um plano específico para a educação indígena – que envolverá a criação ainda de cursos de especialização para a gestão de terras indígenas.

“Vamos pactuar para nos próximos quatro anos definir quais são as prioridades. Temos restrições orçamentárias, todos sabem, mas vamos fazer mais. A prioridade do MEC é ter todas as crianças de 4 mi 5 anos na escola em 2016. As prefeituras têm muitas dificuldades de atingir essas metas, mas vamos dar todo o apoio que puder para ampliar as creches e escolas. As crianças que estão fora das escolas são as mais pobres. Seguramente, aqui no Amazonas, elas são também as de comunidades ribeirinhos. São as que mais precisam ter esse acesso”, el ministro dijo.

A proposta do MEC é se unir aos governos estaduais e prefeituras para lançar uma busca ativa para identificar as cerca de 600 mil crianças da região Norte que ainda estão fora da escola. O pacote de medidas anunciadas também inclui a formação de profissionais da Educação. No Amazonas, a expectativa é qualificar 10 mil profissionais, y 9,6 miles de maestros.

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