• Sema promove ações contra queimadas em Presidente Figueiredo

    No mês de janeiro deste ano, fueron grabados 65 focos no município.
    03/02/2016 14h44 - Actualizado 3/02/2016 14h44

    Foto: divulgar


    A Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Esquema) firmou uma parceira com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) de Presidente Figueiredo para reduzir os focos de calor no município, por meio da prevenção e ações de sensibilização. O compromisso foi celebrado ontem, martes, 2 del mes de febrero. Somente em janeiro deste ano, fueron grabados 62 focos de calor no município, colocando Presidente Figueiredo como segundo no ranking de focos de calor no período considerado atípico.

    A atenção da Sema para os focos de calor no município é redobrada porque a Área de Preservação Ambiental (APA) Maroaga compreende 60% do território de de Presidente Figueiredo, onde foram registrados focos de calor. Para reforçar o trabalho da brigada de incêndio do município a Sema doou motosserra, uma motobomba para levar água os locais de queimadas, mangueira, além de distribuir material educativo sobre a necessidade de abolir o uso do fogo em vegetação, tais como panfletos e cartazes.

    Servidores da Sema visitaram 120 famílias fazendo um trabalho de conscientização sobre os riscos das queimadas. De acordo com o engenheiro florestal Abraham Moreira, assessor do Departamento de Mudanças Climáticas e Unidades de Conservação (DEMUC) da Sema, a iniciativa foi aprovada pelos moradores. Ele ressalta que parte dos focos de calor ocorreram em propriedades particulares cujos donos visitam esses locais aos finais de semana e ateiam fogo na intenção de limpar o terreno.

    “Queremos acabar com essa prática mostrando para as pessoas os danos que o fogo causa para a vida humana e ao meio ambiente, além do crime ambiental que cometem. A parceira firmada entre as secretarias estadual e municipal de Meio Ambiente vai possibilitar mudar essa realidade”, dijo.

    Durante a visita a produtores rurais, a equipe da Sema se deparou com um incêndio florestal no quilômetro 13 da rodovia AM-240 e atuou no combate e contenção do fogo, em parceria com a Semmas. “Agimos imediatamente após identificarmos o foco e conseguimos êxito. Já havíamos visitado o local na semana passada quando teve outro foco de calor e ontem, Desafortunadamente, nos deparamos com essa situação que estamos trabalhando para que não mais ocorra”, destacou o engenheiro florestal Melque Castro que é gestor da APA Maruaga.

    Nova açãoNo próximo sábado, día 6, a Sema e Semmas farão uma campanha de sensibilização para os moradores da área rural de Presidente Figueiredo para alertar sobre as queimadas. A ideia é promover ações educativas com foco na prevenção dos focos de calor. Na ocasião também serão distribuídos materiais publicitários que visam à conscientização da população local.


    *** Si estás a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitando frecuentemente el AM POST.


    Facebook

    economía

    Contacto Terminos de uso