Órgãos estaduais realizam ações de cidadania voltadas ao público feminino

Entre as ações estão palestras e atendimentos na Defensoria Pública.
07/03/2016 16h13 - Actualizado 7/03/2016 16h13
foto: revelación

Em alusão ao Dia da Mulher, diversos órgãos estaduais prepararam uma programação vasta de ações sociais visando não apenas a oferta de serviços, mas também o debate sobre temas como cidadania, prevenção à violência contra a mulher, saúde da mulher, entre otros.

Estado del trabajo El Departamento de (Setrab) promove uma programação palestras e debates a partir desta terça-feira, día 8 hasta el viernes, día 11, na sede do Sine-AM, ubicado en la Avenida Joaquín Nabuco, no 878, Centro. Además, durante os quatro dias, a secretaria irá disponibilizar guichês preferenciais, de 8h a 17h, para atendimento das mulheres, com serviços como retirada da carteira de trabalho, intermediação de mão de obra e entrada no seguro desemprego.

Desde el lunes, día 7, hasta el viernes, día 11, el Estado Amazonas Defensor Público (DPE-AM) realiza serviços de assistência jurídica gratuita para este segmento e para a população em geral. A ação tem o objetivo de possibilitar o alcance jurídico às pessoas de baixa renda que moram em áreas distantes dos núcleos da Defensoria Pública.

lunes, día 7, até terça-feira, día 8, os serviços estão sendo oferecidos na Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, en el barrio de Ciudad de Dios, zona norte, onde uma equipe composta por defensores públicos, assessores jurídicos, psicólogos e assistentes sociais está atuando.

En los días 10 mi 11 de marzo, o ônibus do Programa Defensoria Pública Itinerante oferece os serviços jurídicos na área externa da Delegacia Especializada em Crimes contra a Mulher, no bairro Parque 10, -centro en el área.

Os serviços oferecidos são orientações e atendimentos na área de família, referentes a divórcios, ação de guarda, reconhecimento de união estável, pensión alimenticia, retificação de registro, entre otros. Interessados nos serviços da Defensoria deverão estar munidos dos documentos pessoais como RG, CPF y comprobante de domicilio.

Justiça e Cidadania – A Secretaria de Justiça, Derechos Humanos y Ciudadanía (Sejusc), por meio da Secretaria Executiva de Políticas para Mulheres (SEPM), também realiza ações desde segunda-feira, día 7, hasta 31 de março dentro da programação “Março Mulher 2016” com agenda de cidadania, divulgação da Lei Maria da Penha, conferencias, rodas de conversa e oficinas educativas e profissionalizantes. As atividades são voltadas para mulheres em situação de violência doméstica atendidas pela rede e para o público em geral de Manaus e do interior.

No interior, a agenda começa com uma ação itinerante voltada à mulher do campo e da floresta no município Nova Olinda do Norte (distante 135 kilómetros de Manaus) de 7 un 10 de marzo, na praça da Igreja Matriz da cidade, y día 11 no centro comunitário da comunidade Paquequer.

Em ambos locais, os serviços serão das 8h30 às 17h, com atendimento às mulheres em situação de violência (social, psicológico e jurídico), emissão de documentos básicos (certificado de nacimiento, RG, CPF y documentos de trabajo), cadastro no programa Bolsa Família e no Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoas idosas e com deficiência, serviços de saúde (medicina general, nutrición, terapia del habla, fisioterapia e enfermagem) e oficinas de embelezamento (cabelo e maquiagem).

A mesma programação acontece de 13 un 19 em Envira (un 1.216 kilómetros de Manaus) e de 21 un 24 no município Itamarati (distante 985 kilómetros de la capital), sendo que nesses locais haverá incentivo à formalização de conselhos de direitos da mulher.

en Manaus, a programação de palestras, roda de conversa e oficinas sobre a Lei Maria da Penha e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, organizada pela Sejusc, acontece durante todo o mês de março em fábricas, maternidades, los establecimientos de salud, em órgãos públicos estaduais e federais, praças do Prosamim, escuelas, entre outros espaços. A secretária também marca presença na Sessão Especial da Assembleia Legislativa do Amazonas (DE-AM), prevista para el martes, día 8.

Mulher e Saúde – Na Saúde, várias unidades organizam programação específica em comemoração ao Dia da Mulher, este día 8 de marzo. En Instituto de la Mujer Dona Lindu, en Adrianópolis, haverá orientações sobre os cuidados e prevenção das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypiti: Dengue, Chinkungunya e febre Zika. Además, a unidade oferecerá um café da manhã para as servidoras e a entrega de brindes para as pacientes internadas.

A maternidade Dona Nazira Daou vai realizar as palestras: “Saúde da Mulher”, “O sono e a saúde da mulher”. Uma “tarde de beleza” também pretende oferecer às funcionárias da unidade serviços como corte de cabelo, manicure e maquiagem. As maternidades Ana Braga e Chapot Prevost também terão uma programação especial para as pacientes e funcionárias.

As pacientes internadas na maternidade Azilda da Silva Marreiro também serão presenteadas com brindes. Na maternidade Alvorada, as mulheres receberão rosas e participarão de uma palestra sobre os direitos e a história do Dia Internacional da Mulher.

El Centro de Control de Oncología Fundación Amazonas Estado (FCECON) também terá uma extensa programação em homenagem às mulheres com sorteios de produtos femininos, atividades de dança, música e teatro e oficinas de maquiagem, penteados com lenços e massoterapia. Pacientes e acompanhantes vão participar, todavía, das palestras “Câncer e seus fatores de risco” e “A resiliência e saúde da mulher”. As atividades acontecem no hall do ambulatório da FCecon, de 8h às 11h30 e das 14h às 16h30. A ação conta com o apoio da Liga Amazonense Contra o Câncer (LAAC) e Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas.

A coordenação estadual de Saúde da Mulher da Susam estará presente na Feira da Saúde, realizada pelo ONG Consórcio Cidadão, eso sucede 9 un 11 de marzo, nos conjuntos habitacionais Prosamim dos bairros da União, Petrópolis e da avenida dos Franceses. A equipe da coordenação ministrará palestra sobre os cuidados com a saúde e os direitos da mulher.


*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.


contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505