08/03/2016 13h07 - Actualizado 8/03/2016 13h07

Ayuntamiento pone en marcha el calendario de talleres de reciclaje de residuos sólidos

As aulas acontecerão no Espaço da Cidadania Ambiental, do Uai Shopping São José.
foto: revelación

La Prefectura Manaus, a través de la Municipal de Medio Ambiente y Sostenibilidad (Semmas), está disponibilizando à população um calendário de oficinas de reaproveitamento de resíduos sólidos para promover o incentivo à coleta seletiva, à redução do descarte de resíduos e à geração de renda para as famílias. Serão oferecidas dez oficinas, a partir deste mês de março, sempre com um tipo de material específico para cada capacitação. Cada oficina terá entre duas e três semanas de duração.

As aulas acontecerão no Espaço da Cidadania Ambiental (ecam), do Uai Shopping São José, en el Este, e são gratuitas. Desde dezembro de 2014, o Espaço Ecam é gerido pela Semmas, por meio de parceria firmada com a Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias (Vemaqa), criadora do espaço.

Em pouco mais de um ano de funcionamento no Ecam Uai Shopping, o Programa Uniambiente, da Semmas, responsável pelas oficinas, já recebeu aproximadamente 3,9 mil pessoas, entre visitantes e participantes de oficinas e palestras, somadas às mais de 4 mil atingidas pelo programa nas comunidades em 2014.

Durante o lançamento da programação 2016, realizado na tarde da última segunda-feira, 7, o secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Itamar de Oliveira Mar, e o juiz da Vara Especializada em Meio Ambiente e Questões Agrárias, Adalberto Carim, ressaltaram a importância do trabalho de educação ambiental como uma ferramenta de transformação.

“As oficinas e palestras da Semmas se configuram numa engrenagem essencial para a transformação de vidas, porque aqui muitas vidas se transformaram a partir do aprendizado de novos ofícios e a sensibilização sobre a importância da proteção ambiental”, afirmou o juiz Adalberto Carim.

O secretário Itamar Mar destacou que a participação nas oficinas pode significar melhoria e aperfeiçoamento da qualidade de vida das famílias de quem participa porque a partir do reaproveitamento elas podem gerar renda e contribuir com o meio ambiente. “Se cada pessoa que passar por aqui se sensibilizar e puder fazer algo pela melhoria da qualidade ambiental da cidade estaremos cumprindo nosso papel”, dijo Itamar Mar. La estimación es que, por dia, cerca de 22 mil pessoas circulem pelo centro de compras.

A técnica em meio ambiente Rosemary Frota, 39, foi uma das participantes de oficinas realizadas no Espaço Ecam. Ela conta que passeava pelo shopping quando conheceu o espaço e logo se interessou em aprender as técnicas de reaproveitamento. “Já participei de várias oficinas e foi muito gratificante aprender e levar o conhecimento do reaproveitamento e da reciclagem para casa”, dijo, acrescentando que se especializou na técnica do reaproveitamento de garrafas pet. “Tenho vasinho de flores, puff e utilizo as técnicas para confecção de peças decorativas e lembrancinhas de aniversário de criança, todas feitas de garrafa pet e que se tornam objetos utilitários”, dijo.

Este año, serão oferecidas as seguintes oficinas: fuxico com retalho (marzo), arte em papel (abril), puff de garrafa pet (mayo), mandala em CD (junho), papietagem com jornal (julio), cestas com jornal (agosto), mesinha de centro confeccionado com pneus (setembro), sofá com garrafa pet (octubre), anjo com garrafa pet (novembro e dezembro), arvores de natal com canudos de jornal (novembro e dezembro). Os interessados em participar podem se dirigir ao Espaço Ecam Uai Shopping São José, en el Este, ou ligar para a Divisão de Educação Ambiental da Semmas, por la 3236-8587.

*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.

Ultimas Noticias

contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505