Platiny dice objetivos del proyecto para evitar que las escuelas vienen comités del partido

Deputado diz que projeto não “mordaza” maestros, e sim garante ao aluno o direito a várias versões do conhecimento.
19/05/2016 15h03 - Actualizado 20/05/2016 08h42
foto: DE-AM

Sr. Soares Platiny (LA) Dijo que están tratando de denigrar el proyecto “Ninguna de las Partes de la escuela”, de su autoría, sin conocer el contenido del proyecto. Según él, la propuesta no hace “mordaza” los profesores, e sim garante o direito do aluno ter acesso a várias versões e opiniões sobre determinado tema, como previsto pela Constituiçao Federal (art. 206) evitando o que ele chamou delavagem cerebralonde o professor ensina apenas suas próprias opiniões sobre determinado assunto. (Veja o projeto no fim da matéria)

Existem professores que estão fazendo ativismo político em sala de aula, apresentado seu pensamento pessoal como se isso fosse o objetivo do ensino. Aí esse ativista político ganha um público cativo, porque o aluno não pode sair de sala de aula. Tem que passar 50 minutos do seu dia ouvindo uma opinião única e pessoal, e isso acaba sendo uma lavagem cerebral”, dijo.

Para o deputado nas disciplinas que envolvem política é necessário explicar o que é o voto, o civismo, função dos poderes, e as principais versões políticas ideológicas. O parlamentar exemplificou o caso de pais que ensinam algo sobre política a seus filhos e de repente o filho aparece em casa se dizendo comunista. “A mesma coisa uma família tradicionalmente católica ou evangélica colocar seu filho na sala de aula para um professor ensinar que ser ateu é bom, e vice e versa”, terminado.

Platiny falou sobre o assunto na Assembleia Legislativa do Amazonas (DE-AM), e recebeu o apoio de parlamentares como Dermilson Chagas (PDT) e David Almeida (PSD). “Isso dá uma boa discussão porque eu também não quero que meu filho, minha filha, tenham na sua formação as digitais de pessoas alienadas, que tentam incutir na mente das crianças posições totalmente contrárias aquilo que a família tem pregado dentro de casa”, disse David.

Ninguna de las Partes de la escuela

A discussão em torno do assunto não é nova, e teve início nos Estados Unidos, onde pesquisa americana revelou a influência do professor na formação política de universitários. No brasil, o assunto é encabeçado pela Organização “Ninguna de las Partes de la escuela” e também já foi tema de debate em outros Estados como Alagoas.

No Amazonas, o tema já gerou recente polêmica na Universidade do Estado do Amazonas (UEA) onde acadêmicos favoráveis ao impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) foram impedidos de se pronunciar durante um debate instucional sobre o assunto. A palavra foi garantida apenas para alunos contrários ao impeachment, inclusive pela diretora la institución.

Veja o projeto na íntegra:


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