03/05/2016 08h30 - Actualizado 3/05/2016 08h34

Prefeito entrega novo trecho da avenida Eduardo Ribeiro

Com a finalização da obra o trecho volta a ser liberado para pedestres e condutores.
foto: Mário Oliveira/ Semcom
foto: Mário Oliveira/ Semcom

A primeira etapa do segundo trecho das obras de revitalização da nova avenida Eduardo Ribeiro, no Centro, compreendido entre as ruas 24 de Maio e Saldanha Marinho, foi entregue pelo prefeito de Manaus, Arthur Virgilio Neto, en la tarde del lunes, 02. Según él, a restauração representa muito para a cidade, pois ao mesmo tempo que embeleza uma das avenidas mais movimentadas do Centro também alavanca o comércio e o turismo.

Com a revitalização, a Eduardo Ribeiro ganha a forma da Belle Époque do século XIX, resgatando as pedras de lioz e os paralelepípedos antes encobertos pelas camadas de asfalto. A obra é um marco histórico de representação cultural, turística e urbanística da cidade que, ahora, expõe ao público as primeiras peças usadas na construção da via.

“Essa obra vai alavancar o comércio, embelezar a cidade e possibilitar um novo olha sobre a cidade, que não podia ficar sem a sua identidade. O Centro Histórico restaurado é a identidade recuperada para o nosso orgulho e para o nosso amor próprio. Nós temos agora uma identidade. Eu fico muito feliz e aqui destaco que essa obra não custou nada para os cofres da prefeitura. Todo o investimento veio de medidas compensatórias pagas ao tesouro do Implurb”, dijo el alcalde, referindo-se ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano.

Com a finalização de mais essa etapa, o trecho volta a ser liberado para pedestres e condutores. Na rua Dez de Julho, que também será liberada, foram encontrados trilhos do antigo bonde elétrico usado como meio de transporte à época.

O subsecretário municipal de Obras Públicas, Antônio Nelson, explicou que no cruzamento entre a Eduardo Ribeiro e a Dez de Julho está o ‘bloco testemunho’, permitindo que os trilhos e os paralelepípedos, na configuração que estavam, fiquem expostos e protegidos, como forma de preservar a história.

Os trabalhos duraram dois meses em três turnos e frentes de obras espalhadas entre a via e a calçada para que o prazo estimado de entrega do quarteirão fosse cumprido.

A pequena Ana Luiza, 8, disse que agora pode falar para todos os amigos, com orgulho, que mora na Nova Eduardo Ribeiro. “Isso aqui é um resgate. Me sinto muito orgulhosa e feliz por ver tudo isso acontecer”, dicho.

A aposentada Maria da Conceição Galuccio, 72, comentou que ver a avenida por onde caminhou ainda adolescente com as mesmas pedrarias da época, lhe deixou emocionada. Ela relembrou dos tempos que andava de bonde e até do tempo dos desfiles de carnaval. “Estamos resgatando aqui nossa história e só temos que agradecer por isso. Tudo está muito bonito”, rayo.

Nova Eduardo Ribeiro

Na Nova Eduardo Ribeiro, os paralelepípedos que compunham o piso original, datado do século XIX, voltaram a ocupar a principal via do centro histórico. No rolamento da pista, foram encaixadas peças pré-moldadas de concreto (pavers), trazendo harmonia à paisagem.

As calçadas ganharam pedras do tipo São Tomé, de alta durabilidade e resistência para a área de passeio. Na iluminação foram implantados postes do tipo Cajado de São José nas calçadas, un 50 centímetros do meio-fio. As calçadas também receberam em toda a sua extensão iluminação decorativa.

O novo cenário, de acordo com o presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), arquiteto Roberto Moita, une a rotina da cidade contemporânea com a própria história de Manaus. “É um pedaço que surge para relembrar a história aos mais antigos, e para tornar conhecido o espaço às novas gerações. A adequação entre a história e a revitalização se deu de forma harmoniosa, sendo de grande importância para o legado urbano e arquitetônico de Manaus”, destaca.

tráfico

Após a liberação do novo trecho da avenida Eduardo Ribeiro:

Os condutores que trafegam pela Rua Saldanha Marinho podem seguir até a Avenida Eduardo Ribeiro e acessar à direita.

A rua 24 de Maio volta ao normal, com fluxo de sentido único, da Avenida Eduardo Ribeiro para a Rua Barroso, em direção à Avenida Getúlio Vargas.

As demais vias mantêm a circulação sem alterações até a próxima etapa da obra.

Novo trecho

A segunda etapa, do segundo trecho das obras na avenida Eduardo Ribeirocompreendida entre a Rua Saldanha Marinho e a Avenida Sete de Setembro, está com os trabalhos em andamento. Atualmente já estão em fase de finalização os serviços de retirada do paralelepípedo e a revitalização das calçadas em pedra São Tomé.

Estão em andamento também os serviços de terraplanagem, aplicação de manta geotêxtil para estabilizar o solo e a execução do colchão de areia necessário para o assentamento das peças pré-moldadas de concreto (paver) em toda a extensão da pista de rolamento. Este último trecho está previsto para ser totalmente entregue no final de junho.

*** Si usted está a favor de una prensa totalmente libre e imparcial, colaborar disfrutando de nuestra página en Facebook y visitar a menudo el AM Mensaje.

Ultimas Noticias

contacto Condiciones de uso wp: (92) 99344-0505